*Silvana Davino – ASM Cambaquara

 

 

“Pouca gente costuma fazer distinção com valor classificativo, no emprego dos vocábulos ave e pássaro, peculiares à nossa língua portuguesa e a espanhola. O francês emprega indiferentemente oiseau, tanto ao designar o avestruz como o pardal e da mesma forma vogel em alemão e bird em inglês aplicam-se a qualquer vertebrado plumado.”

Rodolpho von Ihering, um dos maiores naturalistas deste País, já frisava em sua obra magna, o Dicionário dos Animais do Brasil.

 

 

 

Se você perguntasse qual é a diferença entre uma ave e um pássaro para um ornitólogo (pessoa que se dedica ao estudo das aves), esta seria sua primeira resposta: “Todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.” Você já parou para pensar nisso? As aves estão classificadas de acordo como os cientistas classificam os animais.

 

Os principais critérios para classificar um animal como as aves são: A presença de penas e bico; Andar em duas patas; Capacidade de voar e de botar ovos; Apresentar sacos aéreos que auxiliam na respiração e ossos pneumáticos (areados) que os tornam mais leves para voar.

 

Atualmente, são conhecidas no mundo quase 10 mil espécies de aves e todas elas são classificadas em 33 ordens (fonte wikiaves). O que seria uma ordem? Os animais que possuem características semelhantes são reunidos em um grupo que reúne os mesmos aspectos morfológicos e genéticos. A esse grupo damos o nome de “ordem”.

 

Os papagaios, araras, periquitos e maritacas fazem parte da mesma ordem, a dos Psitacídeos, devido as suas características em comum, marcadas principalmente pelo seu bico torto e muito forte, e por ter dois dedos para frente e dois para trás.

 

Os tucanos e pica-paus pertencem à ordem dos Piciformes, que se caracterizam por ser insetívoros, terem dois dedos para frente e dois para trás.

 

Os pássaros ou passarinhos fazem parte da ordem dos Passeriformes. As principais características dos passeriformes são: bico desprovido de membrana na base, tarsos (“canelas”) sem penas e pés com três dedos para frente e um para trás. Outra característica é seu canto melodioso, sendo chamadas de “aves canoras”. Para isso, possuem um órgão fonador chamado siringe.

 

A ordem dos Passeriformes é a mais populosa. Segundo o professor Helmut Sick, das 1.590 espécies de aves do Brasil quase 900 são pássaros.

 

É interessante apontar que nem todas as aves de pequeno e médio porte são passeriformes. O beija-flor (que é a menor ave existente) pertence à ordem dos Apodiformes, caracterizada pelo bico longo e asas longas e finas, com metabolismo muito acelerado. A ema (a maior ave da América do sul) é uma ave que não voa, pertence à ordem Rheiformes. Ambas são aves.

 

Estruturas do crânio, arranjo dos ossos entre outros critérios científicos de classificação são aplicados para determinar a classificação das ordens das aves.

 

Se toda esta classificação for difícil de entender, vai uma dica simples: chame todos os pássaros de aves!

 

*Silvana Davino, bióloga responsável pela  ASM Cambaquara.