A estrutura corporal humana é extremamente complexa. Em razão desta complexidade morfofuncional é que sugerimos às pessoas que treinem utilizando exercícios complexos. Treinar utilizando exercícios simples como os ditos localizados em “musculação” ou cíclicos como a caminhada, corrida, natação ou pedalar é o mesmo que ter um computador de ultima geração e a pessoa só utilizar para mandar mensagens por email. E esta ainda é uma comparação grosseria em relação ao enorme potencial humano.

 

As centenas de articulações, um sistema nervoso extremamente requintado e uma incrível capacidade de transformação de energia – ATP1 – nos permitem movimentações multidirecionais por longos períodos.

 

Quando uma pessoa precisa abaixar para pegar algo embaixo de um armário ou embaixo da cama é que ela se da conta da necessidade desta qualidade especial que chamamos de mobilidade2 qualidade esta proveniente da multidirecionalidade articular. Aliás, esta movimentação pode se transformar em um excelente exercício. Experimente repetir esta seqüência de movimentos de abaixar, deitar, ajoelhar e levantar 20 vezes seguidas.

 

Treinar de forma complexa aprimora os sistemas de transformação de energia e para seu deleite queima muito mais calorias do que exercícios simples chegando a um dispêndio calórico três vezes maior3. Esta característica aumenta em muito a resistência à fadiga e emagrece.

 

Turbinando a caminhada

 

Caminhe sem calçados na areia. Nos lugares em que você encontrar obstáculos naturais como pedras, por exemplo, ande sobre elas. Procure variar o itinerário, suba e desça ladeiras. Convide amigos e vá para as trilhas pelo menos uma vez por semana.

 

Bons treinos!  

     

1-      ATP – Adenosina trifosfato é o combustível químico que transformamos a partir dos nutrientes. A gasolina dos seres vivos.

2-       Mobilidade – implica em flexibilidade e força para realizar movimentos. A pessoa pode ter flexibilidade para alcançar dois degraus em uma escada e não ter força para subir.

3-      Em uma hora de caminhada eu gasto em torno de 300 calorias. Em uma hora combinando exercícios eu gasto em torno de 900 calorias.

 

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135