Cada vez mais presentes em nossas vidas, os cães de companhia estão sempre prontos para dividir momentos de lazer. Para que toda essa energia e disposição não se tornem um problema, educação e disciplina são fundamentais para que o seu cão possa entender qual é o papel dele na casa e na família.
Para facilitar esse “diálogo”, o adestrador profissional Marcel Piacentini dá algumas dicas:
Ativadade Física
Os animas, assim como os seres humanos, têm a necessidade de se exercitar. No caso dos cães, a atividade física é essencial para manter a mente e o corpo saudáveis. Mas lembre-se: toda atividade física exige disciplina.
Para quem gosta de passear com seus cães em parques e praças, jogar bolinhas ou realizar qualquer outro exercício, uma dica é usar uma guia resistente de 10 metros de comprimento. Dessa forma você dá espaço ao seu cão e o mantém sempre sob controle.
Outras opções de exercícios são: caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, skate, trilhas, natação, musculação, agility e esteira para cães.
E lembre-se, consulte o veterinário antes de qualquer atividade e utilize equipamentos seguros para a condução de seu pet.
Educação e Disciplina
Sei que é difícil, mas tente chegar em casa sem receber seu cão com amor e carinho. Tente fingir que não há ninguém ali e, somente quando o cão se acalmar, aí sim, dê amor e carinho a ele. Faça isso somente enquanto ele estiver calmo, pois de outra forma você estará incentivando a ansiedade de seu cão.
Outra dica: para você ensinar seu cão a ficar calmo quando for colocar a coleira para passear, simule vários passeios fantasmas, pegue sua guia e troque de lugar várias vezes pela casa, e quando o cão menos esperar leve-o para passear. Assim, seu cão aprenderá a passear alegre, tranqüilo e sem ansiedade.
Amor e Carinho
Enfim, chegou a melhor hora. Depois de ter sido seu companheiro durante o dia, você e seu animal podem compartilhar o carinho.
Mas preste atenção, você não pode querer que ele seja obediente, receba carinho quieto, não pule nas pessoas, cuide da casa, se você não der o que ele realmente precisa: educação, atividade física e carinho.
O cão pode desempenhar qualquer função, menos a de ser humano. E aqui vai uma última dica: pense em uma profissão para seu cão. Por exemplo: companhia para passeios.
A partir do momento que o cão entender quais são as suas expectativas, ele realizará as tarefas com muito mais facilidade, poderá ser recompensado com seu amor e carinho e, portanto, ficará ainda mais feliz.
Marcel Piacentini é adestrador profissional formado nos cursos de “Adestramento Inteligente – Alexandre Rossi”, Obediência, Proteção, Show Dog, Busca e Resgate K9, Cão de Patrulha, Operações Especiais K9, KNPV, Shutzhund, Mondioring e Figurante Oficial.
Ele e sua equipe treinam animais em todo o Litoral Norte e às terças e quintas-feiras atendem em Ilhabela, em um centro de treinamento ao lado da Clínica Veterinária do Dr. Dênis. Rua Leovaldo Barbosa dos Santos, 70 – Água Branca. Telefones para contato: (12) 3862-1215 / (12) 7811-9427.