Consagrada como um dos mais importantes portos de parada de navios cruzeiros do Brasil, Ilhabela recebe, a partir do dia 29 de novembro, 32 escalas que devem trazer para a cidade mais de 70 mil turistas.
Serão três companhias operando em Ilhabela durante o verão, trazendo para as águas do arquipélago seis transatlânticos, dos quais dois aportam pela primeira vez no Brasil. A Costa Cruzeiros traz o Costa Victoria, com capacidade para até 2.394 passageiros, e o novo Costa Romântica, para até 1.697 passageiros. A Island Cruiser traz o já conhecido Island Escape (1.890 passageiros) e a novidade Island Star (1.875 passageiros). Já a MSC Cruzeiros, que completa 11 anos de escalas em Ilhabela, vem com o MSC Armonia (2.200 passageiros) e MSC Melody (1.250 passageiros).
No ano passado Ilhabela recebeu 31 escalas, das quais 29 estavam agendadas e três foram de última hora, para suprir deficiências de outros portos.Com isso, o município recebeu cerca de 47 mil turistas que injetaram aproximadamente R$ 4,5 milhões de reais na economia local, entre passeios, compras, gastronomia, e outras forma de diversão e lazer. A recepção desses turistas gerou também cerca de 300 empregos diretos e indiretos.
A organização do receptivo de cruzeiros é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com o SEBRAE-SP, que promove cursos de capacitação e aperfeiçoamento para os agentes de receptivos turísticos da cidade.
Para o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias “Nossa expectativa durante a Temporada de Navios de Cruzeiros 2005/2006, é que estas escalas movimentem na cidade algo entre 7 e 8 milhões de reais, gerando mais empregos e renda e aquecendo a economia local”.