Com início em 2 de novembro e término previsto para 18 de abril, a temporada de cruzeiros 2011/2012 em Ilhabela espera receber 370 mil turistas, sendo que cerca de 200 mil devem desembarcar para conhecer as belezas da cidade.
De acordo com a secretaria de Turismo, a expectativa é que aproximadamente R$ 13 milhões sejam injetados na economia local, estimando que cada turista gaste, por dia, 60 dólares, conforme a média de temporadas anteriores. Além do incremento gerado pelos turistas, o município arrecada cerca de R$ 1 milhão com as taxas pagas pelas operadoras.
Para receber estes visitantes, o trade turístico é formado por 68 jipes, 25 vans e a frota de táxi no trabalho direto com o receptivo. A chegada da temporada também movimenta lojas, restaurantes, bares e quiosques de praia, entre outros setores.
Farão escalas na cidade transatlânticos de empresas como a MSC, Costa Crociere/Íbero, Royal Caribean e CVC, operando roteiros nacionais e internacionais e trazendo, inclusive, turistas estrangeiros.
Para a recepção dos turistas, a Prefeitura realizou a manutenção nos atracadouros do píer da Vila e a construção de três novos banheiros, um deles destinado aos portadores de deficiência, no prédio da Secretaria da Cultura, em frente ao local de desembarque dos passageiros.
Nesta temporada de verão, incluindo os passageiros dos navios, a Secretaria de Turismo estima que 500 mil turistas visitem arquipélago.