O Ateliê Cerâmica com Arte acaba de abrir uma nova temporada de cursos, com aulas livres de esmaltação em cerâmica artesanal, ministradas pela ceramista Silvia Araújo, que tornou-se conhecida pelo trabalho singular que desenvolve há mais de trinta anos na região, retratando as paisagens e o patrimônio histórico de Ilhabela.

 

As aulas incluem todo o material para pintura e o tempo de duração é definido pelo aluno, que escolhe quantas horas quer praticar e quantas peças quer produzir. As cerâmicas escolhidas para as aulas e a queima são pagas à parte e pessoas que já têm prática também podem pintar e finalizar seus trabalhos no ateliê.

 

Para quem está passando o final de semana ou as férias em Ilhabela, há a opção “pinte e leve”, onde o aluno faz a aula e pinta sua peça num dia e pode buscá-la no dia seguinte. “É um programa perfeito para os dias frios na Ilha ou para quem quer ter a oportunidade de aprender uma técnica artesanal e ainda produzir sua própria peça, seja um utilitário ou um objeto de decoração”, conta Silvia.

 

Ela também explica que não é preciso ter nenhuma habilidade com pintura e que as aulas são abertas a jovens e adultos, a partir dos 14 anos.

 

Na loja do ateliê também é possível conhecer de perto o trabalho da ceramista e conferir a grande diversidade de peças artesanais, como placas, painéis, pratos e outros artigos e objetos de decoração, linha voltada à arquitetura, com faixas, tozetos e cubas, e coleção de utilitários, como aparelhos de jantar completos, xícaras, canecas, pratos, sousplats, travessas, cumbucas, porta-guardanapos, bules e leiteiras, entre outras, todas pintadas com esmaltes atóxicos, queimadas em forno elétrico a uma temperatura de 984°C, que além de levar charme e exclusividade à mesa, podem ir ao forno, micro-ondas e máquina de lavar louça. Todo o trabalho é feito em cerâmica artesanal, com peças moldadas e esmaltadas uma a uma. Também é possível encomendar versões exclusivas, com desenhos e formatos escolhidos pelo cliente.

 

O Ateliê Cerâmica com Arte fica na Rua Espírito Santo, 145 – Barra Velha. As aulas podem se4r agendadas por telefone: (12) 3896-5751 | (12) 99798-2420 (WhatsApp).