Entre os dias 15 e 17 de abril a Secretaria da Cultura de Ilhabela recebeu a 6ª edição da Exposição de Orquídeas organizada pelo NOI – Núcleo Orquidófilo de Ilhabela. A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari e durante todo o final de semana, moradores e visitantes puderam conferir dezenas de espécies brasileiras, estrangeiras e híbridas de orquidários convidados para o encontro.
Além do NOI, participaram também as associações orquidófilas de Santo André, São Bernardo, São José dos Campos, Guarujá, Bertioga e duas associações de São Paulo. No local, além da exposição dos exemplares vencedores nas diversas categorias, também houve a venda de mudas e plantas floridas do Orquidário Kengi, de Santo Antônio do Pinhal e Orquidário Campacci, de São Paulo.
NOI – Criado para promover o intercâmbio de experiências no cultivo de orquídeas, o Núcleo Orquidófilo de Ilhabela completou 5 anos em fevereiro, em uma comemoração que reuniu associados e amigos da entidade.
As reuniões do NOI são abertas ao público e acontecem uma vez por mês, sempre na segunda 3ª feira de cada mês, as 18:30h, na Chácara Pau-Brasil. Qualquer pessoa interessada pode participar dos encontros, que têm como objetivo o compartilhamento de informações, troca de mudas e aprendizagem sobre controles de pragas, doenças e métodos de propagação.
Durante as reuniões, os associados podem apresentar para o grupo sua melhor planta florida para exibição, levar plantas com doenças e pragas para troca de informações, bem como emprestar livros e revistas sobre orquidofilia do pequeno acervo montado. Há ainda sorteio de rifas de orquídeas, aula educativa e também um intervalo para lanche e confraternização.
Para participar é necessário fazer uma contribuição individual anual, no valor de R$ 30,00, destinada a promoção de exposições, cursos e visitas a outras entidades orquidófilas.
Mais informações na Chácara Pau-Brasil: tel. (12) 3896-1617.