O grupo “Dança de Rua é Arte”, de Ilhabela, alcançou o 38° lugar no Mundial de Hip-Hop, realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A equipe participou da competição na categoria juvenil (dos 10 aos 17 anos) com outras três equipes brasileiras e mais 45 grupos de hip-hop. Estreante na competição, o “DRA” ficou com a melhor colocação entre os grupos brasileiros. As outras três equipes nacionais já disputaram o torneio em três oportunidades. Ao todo, o evento reuniu 21 países, com 2,5 mil dançarinos, 250 grupos e 40 coreografias.
O grupo ilhabelense é formado por dançarinos do projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado pelo coreógrafo Kléber Moreira, e desenvolvido pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.
Campões da etapa nacional em Belo Horizonte (MG), o grupo garantiu vaga para o mundial, levando cinco atletas do arquipélago para a disputa. E quem teve a reponsabilidade de levar o nome do país e do município na competição foram os dançarinos: Henrique dos Santos Oliveira (10 anos), Thayana Leandro dos Reis (13), Fernanda de Macedo Renzo (15), Gabriella Souza Silva (16) e Mascionilia Beatriz da Silvera (17).
Para o coreógrafo do grupo, a competição foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “Nunca cobrei resultados dos meus alunos. Eles estão preparados para ganhar, mas isso, é consequência. O mais importante é competir e aprender com todos os países. Foi a primeira vez que participamos e já ficamos na frente de outras três equipes brasileiras que já competiram em outras três oportunidades. Foi um ótimo resultado. Esperamos voltar no ano que vem”, conta.
O grupo recebeu ajuda de diversos comércios da região. A banda Tomcats e a dupla sertaneja Ronei e Alan promoveram shows em beneficio do grupo. A equipe também tem o apoio das empresas: Irish Pub, Eco Services, Km Studio de Dança, Colégio São João e Paróquia São João.
Vale ressaltar que o coreógrafo recebeu o convite para ser representante do Hip-Hop Internacional na região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Com isso, há a possibilidade do município de Ilhabela ser sede do campeonato brasileiro de Hip-Hop. Os melhores colocados garantem vaga para o Mundial de Hip-Hop, em 2014.
“Dança de Rua é Arte” – O trabalho começou há 15 anos, idealizado e desenvolvido pelo coreografo Kléber Moreira. O objetivo era levar a Dança de Rua para as comunidades do arquipélago, inserindo cultura e arte. Foi mais que isso. O projeto chegou a contar com 900 alunos de todas as idades e em diversos bairros do município e foi sucesso entre alunos de 6 a 60 anos.
Em 2009, as atividades foram mais constantes e presentes em toda a cidade. Atualmente, o projeto alcança todos os bairros do município, com aulas de Dança de Rua, Dança Sociais e com aulas de dança para a terceira idade, com aproximadamente 600 alunos atuantes.
“O principal objetivo do trabalho é a questão da cidadania. Primeiramente, queremos formar cidadãos, pessoas de bem, com saúde e alegria, sempre. A dança nos proporciona isso e é o que queremos levar para todos os nossos alunos”, ressalta Kléber.
Participe – As aulas de dança de rua são realizadas em todos os bairros do município, todos os dias (exceto aos finais de semana), em horários diferenciados e os alunos podem participar dos 6 aos 25 anos. Já as danças sociais têm suas aulas também todos os dias, em horários variados, nos bairros da Água Branca, Gren Park e no Centro Cultural “Prefeito Roberto Fazinni”. A Terceira Idade também está presente e conta com aulas as terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e com alunos a partir dos 60 anos.
Quem ministra as aulas são os professores: Kléber Moreira, Camila Santos, Marcos Rodrigues e Fábio Henrique. Todos os professores são funcionários da Prefeitura de Ilhabela, e contam com o apoio da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).