Após nove regatas, Relaxa Building, Loyalty e Tonka monopolizam a briga pelo cobiçado título oceânico da Semana de Vela de Ilhabela

 

Ilhabela (SP) – A quinta-feira (25), quarto dia de regatas para a Classe C30 na 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, finalmente trouxe o vento desejado pelos velejadores. Impulsionados pelo sul em torno de 15 nós (30 km/h), os sete barcos da maior e mais competitiva flotilha one design do campeonato, correram três regatas no formato barla-sota (entre boias) no centro do Canal de São Sebastião.

Foram duas vitórias do Tonka (YCI) nas duas primeiras provas e uma do Loyalty (VDS/ICRJ) na terceira, mas diante da regularidade apresentada na raia, o Relaxa Building (YCI) manteve a liderança após dois segundos e um terceiro lugares. O equilíbrio entre os três barcos é rigoroso. Cada um possui três vitórias depois de nove regatas. O Relaxa Building soma 52 pontos, contra 50,5 do Loyalty e 49,5 do Tonka. As 102 tripulações inscritas competem até sábado (27/7).

O tático do Relaxa Building, velejador olímpico Maurício Santa Cruz, o Santinha, elogiou a tripulação. “Hoje (quinta) teve um vento mais constante, o que manteve os três primeiros em disputa permanente. As duas boas largadas do Robert (Scheidt, Tonka) fizeram a diferença. Na terceira regata, fomos nós que largamos melhor. Em regatas como as de hoje, com muitos jibes e muitas cambadas, a equipe mais bem entrosada se dá melhor”, afirmou Santinha.

Apesar de fora da briga pelo título, o comandante do Bravo (ICS), Jorge Berdasco, enalteceu a disputa acirrada pela liderança na C30. “Para a classe em geral, esse equilíbrio é ótimo, independentemente de quem esteja na frente. Hoje, nós erramos muito e rasgamos o balão. Regata é isso, ganha quem erra menos. Estamos completando apenas um ano com o barco, ainda é um período de aprendizado e de evolução. Nosso campeonato agora, é brigar pelo quarto lugar com o Caiçara KAT Technologies”, avaliou Berdasco, o sensato responsável pelo barco de Santos.

Classe C30 após nove regatas (um descarte) 

1 – Relaxa Building – 52 pontos

2 – Loyalty – 50,5

3 – Tonka – 49,5

4 – Bravo – 35

5 – Caiçara KAT Technologies – 32

6 – Kaikias EMS – 18

7 – Kairós 12