Considerada a capital brasileira da vela, Ilhabela recebe, entre os dias 6 e 12 de julho, mais uma edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, o evento mais tradicional do esporte na América Latina, que neste ano reunirá cerca de 1.600 velejadores com seus familiares durante os sete dias de competição.

 

Reafirmando a importância do evento para o esporte, a competição reunirá os principais barcos de oceano do Brasil, da Argentina e do Chile, e segundo dados fornecidos pela organização, são esperadas mais de 150 embarcações inscritas para esta edição, que também será palco do XII Campeonato Sul-Americano de Vela Oceânica. Outro exemplo do prestígio é o grande interesse despertado pelo evento em outros estados do país. Só o Iate Clube de Santa Catarina, clube conveniado ao Yacht Club de Ilhabela, terá um flotilha de 22 barcos na raia, distribuídos pelas classes ORC Internacional, ORC Club e Bra-RGS.

 

Além da grande quantidade de representantes, o clube catarinense participa este ano com a expectativa de lutar por boas colocações em todas as categorias com veleiros inscritos. “Estamos muito felizes com a procura dos comandantes e com a consolidação do evento como uma das principais competições do calendário internacional”, comentou José Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.


A classe HPE25, que nasceu dentro da Semana de Vela de Ilhabela, também espera bater recorde de participantes, com mais de 20 veleiros na raia.

 

 

Estrangeiros querem manter hegemonia

 

Campeões das duas últimas edições, quebrando uma tradição de 32 anos de domínio nacional, os estrangeiros prometem força e competitividade na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2008.

 

O chileno Almacenero, um moderno Botin & Carkeek 46, comandado por Nicolás Ibáñez, foi o primeiro a confirmar participação. Nos próximos dias, o barco começará a ser transportado de caminhão para o Brasil, atravessando a Cordilheira dos Andes, agora coberta de neve. O veleiro será montado no Píer 26, no Guarujá.

 

Irmão dos brasileiros Touché/Safra e Asa Alumínio, Almacenero vem cercado de muita expectativa para as disputas da classe ORC Internacional, a mais forte do evento, e é candidato para repetir a façanha do uruguaio Memo Memulini, campeão em 2006, e do argentino Personal, vencedor do ano passado.


Outro grande destaque da competição deverá ser o veleiro Fortuna III, da Armada Argentina. O barco de 60 pés vai certamente brigar pela condição de fita azul em várias regatas. Na última vez que esteve em Ilhabela, em 2005, o veleiro foi cinco vezes fita azul, incluindo a tradicional regata de percurso Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil.


O veleiro argentino Patagônia 3, de Norberto Alvarez Vitale, também será uma das atrações. Representante do Yacht Club Argentino o Benneteau First 36.7 é um dos favoritos ao título na ORC Internacional 600. Na ORC Club, os argentinos Matrero e MSC Tango também já garantiram presença. Matrero, um Frers 50, vai tentar o sexto título da competição.

 

Comandado por Luis Lajous, gerente geral da MSC – Mediterranean Shipping Company na Argentina, o MSC Tango contará com uma tripulação de alta performance, especialmente selecionada para o evento que a empresa considera um dos mais importantes do calendário mundial. “Queremos reforçar e incentivar o trabalho em equipe e a integração de nosso pessoal, e pretendemos desempenhar estas funções também durante a competição no Brasil”, afirma Lajous.

 

Ao todo são aguardados 15 veleiros argentinos, incluindo Califa 3 e Madness, para a disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week e do XII Campeonato Sul-Americano de Vela Oceânica.

 

 

Touché/Safra confirma retorno à Rolex Ilhabela Sailing Week

 

O veleiro Touché/Safra, comandado por Ernesto Breda, está de volta à Rolex Ilhabela Sailing Week. Fora da edição passada, o barco Botin & Carkeek, de 46 pés, será uma das grandes atrações do evento deste ano e um dos favoritos para o título na ORC Internacional (ex-IMS).


Campeão do Circuito Rio, vice-campeão do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina e terceiro colocado na Búzios Sailing Week, o Touché/Safra mostrou sua força nas regatas de aquecimento da Rolex Ilhabela Sailing Week, quando ficou em segundo lugar, apenas um ponto atrás do campeão Handycan.


Ao contrário de seus principais concorrentes, o Touché/Safra não passou por nenhuma adaptação às novas regras da ORC Internacional. “Não mexi no barco até agora porque acredito no seu potencial. Devo fazer isso apenas no ano que vem. Estamos testando vários tipos de velas e fizemos boas regatas no Warm Up. Sei que podemos melhorar bastante para a Rolex”, comentou o comandante, que terá 11 membros na tripulação.


O Touché/Safra é o ex-Matador, que foi um dos destaques da Rolex Ilhabela Sailimg Week de 2006, quando brigou pelo título da competição com o uruguaio Memo Memolini. O Matador, então com bandeira argentina, acabou ficando com o segundo lugar.

 

 

Sorsa/Oi está pronto para brigar pelo título da Rolex Ilhabela Sailing Week

 

Vice-campeão no ano passado, quando foi superado apenas pelo argentino Personal, o Sorsa/Oi, um Farr de 51 pés, está pronto para lutar pelo título da classe ORC Internacional da 35ª. Rolex Ilhabela Sailing Week. Para isso, o veleiro comandado por Celso Quintella reúne uma tripulação de peso, com destaque para Lars Grael, Kiko Pellicano e Eduardo Penido, todos medalhistas olímpicos e com larga experiência na vela de Oceano.


“O Sorsa está em ordem, com velas novas e a tripulação bem treinada. Como sempre, o objetivo é lutar pelo título”, comentou o comandante Celso Quintella, que além do vice-campeonato no ano passado foi o brasileiro mais bem colocado em 2006, ficando com o terceiro lugar.


Eduardo Penido, que é o imediato da tripulação, ganhou medalha de ouro na 470 na Olimpíada de Moscou, em 1980. O tático será Lars Grael, medalha de bronze na Tornado em Seul, em 1988, e em Atlanta, em 1996, quando teve Kiko Pellicano como proeiro. Kiko integrou também a tripulação do Brasil 1, o primeiro barco brasileiro a participar da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo de 2005/2006.


A tripulação, bastante experiente, terá ainda Guilherme Halmelmann, Valdir Martinz (proeiros), Ricardo Freitas (mastro), Otto Assis (secretaria), Sergio Bittencurt, Maxin (grinder), Daniel Santiago, Frederico Barroso (trimer) e Bruno Stillner (navegador).

 

 

Programação da 35ª RISW


Dia 3 – das 10 às 23 horas – inscrições e pesagens

Dia 4 – das 9 às 23 horas – inscrições pesagens

Dia 5 – das 9 às 23 horas – inscrições pesagens

das 17 às 19h30 – Coquetel de boas-vindas, no YCI

Dia 6 – 9h30 – Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil

10 horas – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste

10 horas – Regata HPE 25

Dia 7 – Dia livre, com happening vespertino às 17 horas, no YCI

Dia 8 – 12 horas – Regatas

17 horas – Confraternização na Canoa de Cerveja ‘Stella Artois’

18 horas – Premiação Fita Azul da Regata do dia 6

Dia 9 – 11 horas – Regata “35 anos da RISW”

17 horas – Confraternização na Canoa de Cerveja ‘Stella Artois’

Dia 10 – 12 horas – Regatas

17 horas – Confraternização na Canoa de Cerveja ‘Stella Artois’

Dia 11 – 12 horas – Regatas

17 horas – Friday Coktail na Canoa de Cerveja ‘Stella Artois’

19 horas – Premiações de todos os Campeonatos, exceto a 35ª RISW

Dia 12 – 12 horas – Regatas

17 horas – Confraternização na Canoa de Cerveja ‘Stella Artois’

19h30 – 1ª. Premiação RISW (Classes BP, MC, BRA-RGS e HPE 25).

21h00 – 2ª. Premiação RISW (Classes ORCi e ORC Club).

 

 

Espaço Cultural Veja São Paulo

Além das regatas oficiais do evento, a cidade será palco de outras iniciativas, como a realização do Espaço Cultural Veja São Paulo, pela primeira vez em Ilhabela. Promovido pela Editora Abril, o evento ocorrerá na Vila, no local que tradicionalmente era ocupado pelo Race Village, e terá cinema, teatro, shows, palestras, exposições e aulas de pilates, tai chi chuan, yoga e alongamento, além de espaços interativos onde os visitantes poderão conhecer ou apreciar os diversos títulos da editora. As atividades serão abertas ao público e ocorrerão entre os dias 04 e 20 de julho. O horário de funcionamento é de domingo a quinta das 14h às 22h e sexta e sábado das 14h às 24h.

 

 

Loyal/Red Nose também está na disputa

 

Após participar das três etapas da Copa Mitsubishi Motors – 8º Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, em que foi campeão da classe ORC Internacional da primeira e segunda etapas, o Loyal/Red Nose já está preparado para disputar a Rolex Ilhabela Sailing Week.

 

Segundo o comandante Marcelo Massa, o Loyal/Red Nose, um Judel Vrölijk de 48 pés, passou por algumas reformas para se adaptar às novas regras da categoria ORC Internacional. “Estamos bem cotados na competição, com certeza faremos uma grande participação”, diz.