Complexo cultural em construção no sul de Ilhabela recebeu artistas como Antonio Meneses, Denise Stoklos, André Mehmari e outros.

 

Nos dias 5 e 6 de setembro Ilhabela recebeu o evento Vermelhos 2015, marco zero de um empreendimento cultural único: o Complexo Cultural Baía dos Vermelhos, principal projeto do Instituto Infrailha Cultural ─ entidade de direito privado de natureza cultural e sem fins lucrativos. Com o propósito de estimular atividades artísticas e a inclusão social, o Complexo é uma estrutura em fase de construção ao sul da Ilha.

 

A programação do evento procurou realçar o amplo arco de expressões artísticas que o Complexo pretende abrigar – todas as artes que caibam no tempo e no espaço da Baía dos Vermelhos. Incluiu, por esse motivo, a música erudita, orquestral e lírica, com as participações do maestro Júlio Medaglia à frente da orquestra de cordas, da soprano Rosana Lamosa e da mezzo-soprano Andréia de Souza; a música popular instrumental e cantada, nas atuações do Nelson Ayres Quinteto, da Orquestra Popular de Ilhabela sob a regência do maestro Almir Clemente, de Renato Braz, de André Mehmari e de Mônica Salmaso; a música de câmara, com Pablo Rossi, Antonio Meneses, Cláudio Cruz e Cristian Budu; a performance teatral de Denise Stoklos; a pintura ao vivo de Paulo Von Poser; e o balé da São Paulo Companhia de Dança, que aconteceram no Anfiteatro da Floresta e no Canteiro de Obra.

 

vermelhos4O Complexo Cultural inclui um Anfiteatro já construído em meio à floresta, o Teatro principal, cuja construção se encontra em andamento e outras instalações e espaços destinados à realização artística em suas diversas manifestações: música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais – através de apresentações públicas, ações educativas, oficinas (workshops) e atividades profissionalizantes.

 

O projeto ainda inclui uma Residência Artística, conjunto de espaços para uso temporário de autores, artistas, acadêmicos e curadores – em todos os campos da criação artística e intelectual – para estadia em desenvolvimentos de trabalhos de criação.

 

vermelhos5O Complexo Cultural foi idealizado por Samuel Mac Dowell de Figueiredo, que o dirige com o apoio de um Conselho Consultivo integrado por Fábio Magalhães, Júlio Medaglia, Ricardo Ohtake, Fernando Morais, Danilo Miranda, Walter Appel, Cássia Navas, Paulo Vannucchi, Katya Hochleitner e Marco Antônio Rodrigues Barbosa. Está sendo construído a 18 km do Centro Histórico de Ilhabela e a 12,5 km do terminal de balsas. O complexo fica na Avenida Governador Mário Covas Júnior, nº 11.970, Baía dos Vermelhos, Bairro Ponta da Sela, parte Sul do Município. Está situado entre o Oceano Atlântico e o Parque Estadual de Ilhabela e inserido em um importante extrato de vegetação da Mata Atlântica.

 

A assessoria artística do Evento Vermelhos 2015 é da ArteMatriz, empresa voltada para agenciamento e promoção de artistas, desenvolvimento de festivais, gravações, turnês e espetáculos musicais, além de assessoria a empresas em projetos culturais.

Mais informações sobre o Complexo Cultural Baía dos Vermelhos podem ser encontradas no site www.culturalvermelhos.org.br.