O Presidente Fundador da ABL – Associação de Bartenders do Litoral, Roberto David Lopes, foi escolhido para presidir a Delegação Brasileira do World Cocktail Championship – 2015, o Campeonato Mundial de Coquetelaria promovido pela IBA – International Bartenders Association. O evento aconteceu entre os dias 10 e 15 de outubro, em Sofia, capital da Bulgária.
O Campeonato Mundial integrou a programação do 64º Annual General Meeting da IBA, encontro que reúne todos os anos os presidentes das Associações de Bartenders de várias partes do mundo. O evento foi aberto por Ron Busman, presidente da IBA, seguido por Pencho Penchev, presidente da Bulgarian Association of Bartender – BAB, que deu as boas vindas aos participantes.
Em seguida, a delegação do Japão foi convidada a apresentar o IBA Congress 2016 (65º IBA Annual General Meeting e 42º World Cocktail Championships), que acontecerá em Tokio, no Hotel Imperial, de 16 a 21 de outubro de 2016. De acordo com David, sua intenção é representar o Brasil e Ilhabela também na próxima edição.
O evento contou ainda com diversas reuniões e debates, masterclass, showroom de apresentação dos portfólios de bebidas dos sponsor da IBA e o tão esperado Campeonato Mundial, que definiu os melhores do mundo em seis categorias: Long Drink, Sparkling, Choise, Flair, Before dinner, e After diner e elegeu o grande Campeão Mundial: Ivanov Dosa, representante da Suécia, com o cocktail Grand Horizon.
Confira os vencedores por categoria:
Long Drink – SUÉCIA – Ivanov Dosa
Sparkling – HOLANDA – Robert Jean Brommet
Choise – BULGÁRIA – Vasil Kolev
Flair – TAIWAN – Chen Yu-Cheng
Before dinner – SUIÇA – Andreas Walch
After diner – TAIWAN – Kuo Chih-Lin
O representante do Brasil na competição foi Orides Paulino de Souza, que apresentou o coquetel “Bela Sofia”. Para David Lopes, a participação da Delegação Brasileira no campeonato mais importante do mundo dá força às associações e aos profissionais brasileiros e é um importante aprendizado para que nossos competidores possam evoluir cada vez mais e se preparar para buscar títulos importantes para o país.