Iniciativa de pessoas e entidades da sociedade civil de Ilhabela nasceu da constatação de que é preciso envolver a comunidade e comprometer os cidadãos com conceitos positivos de cidadania, que devem ser aplicados nas práticas cotidianas das pessoas, promovendo mais qualidade de vida a todos.
Em mais uma prova de seu engajamento em causas ligadas à cidadania e à sustentabilidade, a sociedade civil organizada de Ilhabela volta a se articular e lança a campanha “Sou Cidadão. Sou Ilhabela”, que pretende difundir e enaltecer boas práticas simples, porém muito importantes, como respeito ao pedestre e às leis de trânsito, destinação adequada do lixo, uso consciente dos recursos naturais, preservação do meio ambiente, promoção da cidadania, entre outros.
O embrião da campanha surgiu nas redes sociais, em debates que destacaram a importância de estimular moradores, turistas e visitantes a adotarem práticas cidadãs que possam garantir uma cidade melhor para todos. Simultaneamente a esta discussão, foi lançada na capital paulista a campanha Sou Cidadão Paulistano, que encorajou e inspirou a iniciativa em Ilhabela.
Com linguagem simples e direta, composta por frases como “Eu respeito o pedestre”, “Eu contribuo para uma cidade limpa”, “Eu separo o meu lixo” ou “Eu dou carona”, entre outras, a campanha será disseminada através de diversos meios de comunicação, desde rádios, jornais e mídias eletrônicas que aderirem à causa, até ações com voluntários nas ruas da cidade, com distribuição de adesivos, camisetas e outros materiais que convidarão à adesão.
Outro foco de divulgação e debate será a página da campanha no Facebook (facebook/soucidadaosouilhabela), onde os internautas poderão compartilhar as frases em seu mural, sugerir temas, dar depoimentos, participar de concursos para a eleição de novas frases e conhecer as empresas e instituições que apóiam a iniciativa.
“A ideia é que esta seja uma campanha permanente, que funcione como uma corrente de boas práticas, capaz de disseminar atitudes cidadãs e sustentáveis entre moradores, turistas e visitantes que se identificam com a Ilha e querem transformá-la em um lugar cada vez melhor”, afirma Clarissa Mariotti, do Instituto Ilhabela Sustentável, uma das entidades que apóiam a campanha.