A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ilhabela iniciou suas atividades do ano letivo de 2018 participando de uma palestra motivacional, na Baía dos Vermelhos, a convite da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, foi firmada a parceria que inclui a participação da APAE no calendário de eventos da Secretaria de Educação. “Somos muito gratos à Prefeitura de Ilhabela por incluir a Escola de Educação Especial da APAE nos projetos de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, afirma Alda Lima, presidente da APAE Ilhabela.
De acordo com ela, a parceria com a Prefeitura é fundamental para garantir o atendimento adequado às necessidades das crianças, jovens e adultos acolhidos pela entidade, que oferece desde terapias de base como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia até atividades complementares como equoterapia e hidroterapia.
Funcionando há um ano em sua nova sede, a APAE conta com estrutura adaptada para diferentes necessidades, com sala multifuncional, centro de convivência, salas de reabilitação e interação sensorial, estimulação precoce, terapia ocupacional, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, equoterapia, sala de artes, recepção, sala de reunião, administração e direção, banheiros acessíveis, vestiário, campo de futebol, horta sensorial e piscina coberta e aquecida.
“Nossa proposta é atender não apenas às pessoas com deficiência, mas também suas famílias, criando um espaço de acolhimento onde todos possam interagir, trocar experiências e receber apoio e orientação”, completa Alda.