A IX Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela, que aconteceu entre os dias 9 e 17 de maio, foi encerrada com o concerto do violonista Laércio Ilhabela, que se apresentou acompanhado pelo Quinteto de Cordas formado por maestro Carlos Lima (violão), Álvaro Peterlevitz (violino), Fábio Engle (violino), Cristina Geraldini (violoncelo) e Jonas Góes (viola).

 

Gratuito e aberto ao público, o concerto aconteceu na Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila, onde se concentrou a maior parte das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria da Cultura, com o objetivo de resgatar e valorizar os costumes e as tradições do povo caiçara.

 

Laércio Ilhabela

 

Laércio Ilhabela mora em Ilhabela há 22 anos e já fez concertos em vários estados brasileiros e também na Europa, levando a música instrumental brasileira em grande estilo. Violonista, compositor e arranjador, o músico já foi citado várias vezes como um dos maiores violonistas da atualidade.

 

De estilo forte em sua formação inspirada na música brasileira e na sua descendência espanhola, Laércio Ilhabela tem quatro CDs gravados, entre eles “Paisagens de Ilhabela”, no qual ele faz uma homenagem à cidade que o recebeu de braços abertos. Atualmente, prepara o seu novo trabalho intitulado “Violão Brasileiro” e também se dedica à fase final da produção do DVD “A arte de Laércio Ilhabela”, que celebra seus 20 anos de carreira.

 

Em sua arte, ele representa muito bem a brasilidade, essa cultura multirracial que faz do Brasil o grande diferencial e referencial musical para o mundo. Laércio Ilhabela é também um grande estudioso da história do violão no Brasil e de seus grandes violonistas, entre eles, Canhoto, João Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis, Paulinho Nogueira e Baden Powell.

 

Quinteto de Cordas

 

Maestro Carlos Lima – Violonista de formação, Carlos Lima tem mestrado pela UNICAMP, onde estudou com os maestros Almeida Prado, Ciro Pereira, Raul do Valle e Lívio Tragtenberg, tendo sido ainda professor colaborador na disciplina de orquestração. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana (1998 a 2005) e integra o corpo de maestros da Orquestra Filarmônica de Rio Claro/SP. Regeu inúmeros concertos com solistas brasileiros e internacionais entre os quais as cantoras líricas Niza Tank e Cyrene Paparoti (França), os violonistas Ulisses Rocha, Toquinho, Toninho Horta e Laércio Ilhabela, e as violinistas italianas Lorenza Borrani (Itália) e Laura Gorna (Itália). Seu repertório inclui sinfonias, concertos, óperas e ballet. Como maestro-arranjador já atuou com grandes nomes da MPB tais como Cidade Negra, Boca Livre, João Bosco, Danilo Caymmi, Nana Caymmi, Guinga, Moraes Moreira, Chico César, Mônica Salmaso, Na Ozetti, Alceu Valença, MPB4, entre outros.

 

Cristina Geraldini – Bacharel em música-violoncelo pela UNICAMP; iniciou seus estudos musicais no CDMCC – Conservatório de Tatuí; Foi discípula de Antonio Lauro Del Claro. É vencedora e portadora de vários prêmios em diversos concursos e participou de inúmeros cursos, festivais e master-classes no Brasil e exterior. Foi integrante da Orquestra Mundial na Polônia, da Orquestra Latinoamericana no Uruguai e da Orquestra de Câmara como solista, todas da “juventudes musicais”. Por dois anos consecutivos foi integrante da Nova Filarmônica Portuguesa, em Portugal. Por oito anos da Orquestra da UNICAMP como 1° cello; da Orquestra de Violoncelos de São Paulo -“Cello em Sampa”; é co-fundadora da Orquestra de Santo André. Desenvolve um trabalho de música antiga, barroca, com instrumento, arco e afinação de época, com os grupos Armonico Tributo e Harmonia Universalis, entre outros. É 1° cello há 15 anos da Orquestra Sinfônica de Americana; faz parte da Orquestra Filarmônica de Rio Claro; é chamada para fazer parte como instrumentista convidada de várias orquestras; paralelamente desenvolve um trabalho de música de câmara, gravação de CDs, DVDs e shows com vários artistas renomados.

 

Álvaro Peterlevitz – Álvaro Peterlevitz graduou-se em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é violinista da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana (SP). Nesta última exerce também a função de regente assistente.

 

Jonas Góes – é graduado em Educação Musical pela universidade UNASP. Ao longo de sua carreira como músico violista, estudou em diversos lugares com diferentes professores como Celisa Frias, Alberto Jaffé, Glêsse Collet, Manfred Kraemer, Gualberto Estades, Enrique Muller e atualmente estuda com Emerson di Biaggi. Participou de vários festivais como das cidades de Curitiba, Campos do Jordão, Londrina, Brasília, Pouso Alegre e participa desde 2001 como músico integrante da Orquestra do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Como músico profissional participou de orquestras como Sinfônica de Rio Claro, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica de Sorocaba, Orquestra de Câmera da UNESP, Orquestra Barroca Armônico Tributo, Sinfônica de Cuiabá, Sinfônica Municipal de Campinas e atualmente participa das: Orquestra Barroca de Juiz de Fora, Filarmônica de Rio Claro, Sinfônica Municipal de Americana, Sinfônica Jovem de Indaiatuba, e Orquestra Sinfônica de Limeira. Também ministra aulas no CCL de Americana, na Escola de Música de Limeira e na Escola de Música de Indaiatuba.        

 

Fábio Engle – Iniciou seus estudos na Orquestra Sinfônica de Rio claro em 1986, onde tocou por dez anos e foi spalla; estudou na escola de música de Piracicaba Ernest Mahle com as professoras Maria Lucia Krug, Celisa Amaral Frias e Ayrton Pinto. Foi integrante da Orquestra de Câmara da UNESP; fez apresentações como músico convidado de diversas orquestras como: Orquestra sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Filarmônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica de Cuiabá. Faz trabalhos com artistas populares como: Guilherme Arantes, Renato Teixeira, Lobão, Tinoco, Mazinho Quevedo, João Bosco e Chico César. Hoje é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e Orquestra Filarmônica de Rio Claro onde é o spalla.  

 

 

O concerto realizado em Ilhabela teve direção artística de Lenir Boldrin e direção musical de Carlos Lima, e o repertório teve músicas de Laércio Ilhabela e também de músicos que marcaram a sua trajetória nestes 20 anos, como Garoto, João Pernambuco, Paulino Nogueira e Renato Teixeira.

 

Para ouvir Laércio Ilhabela acesse: http://www.laercioilhabela.com.br/