Trabalhos de Renato Sette levam cor e alto astral a espaços públicos e privados na Ilha, mostrando que a arte pode reurbanizar e dar cara nova a qualquer ambiente.
Com um trabalho autêntico e cheio de personalidade, Renato Sette iniciou sua trajetória como artista grafitando nas ruas da capital paulista, onde desenvolveu seu estilo próprio e despertou para diferentes áreas das artes visuais, como desenho, pintura em tela, aerografia e, por fim, a tatuagem, que se tornou sua grande paixão e sua principal atividade profissional.
Depois de uma temporada na Europa, onde aprimorou sua técnica, e de passagens por renomados estúdios de tatuagem no Brasil, no ano passado ele decidiu se mudar para Ilhabela e trouxe na bagagem seu tattoo Studio, o 70xSette. Com mais tranquilidade e qualidade de vida para cuidar da família e trabalhar, aqui ele divide seu tempo entre a disputada agenda de tatuador e outros projetos artísticos, que envolvem grafite, desenho e pintura.
Com o objetivo de levar a arte para as ruas e envolver crianças e jovens com este universo, já fez intervenções na escola infantil onde seus filhos estudam, no Itaquanduba e em uma escadaria, no alto da Barra Velha. “O grafite é uma forma contemporânea de reurbanizar espaços e colocar as pessoas em contato com a arte. Essa escadaria era um lugar com aspecto meio abandonado, que após a intervenção ganhou um novo astral. As pessoas passam com calma, olham, tiram fotos e têm um caminho mais agradável”, explica Sette.
Também fez grafites em espaços particulares, como o Açaí Park Ilha, na Água Branca e por três anos comandou um projeto social na Fundação Cultural de Caraguatatuba, com jovens e adolescentes que encontraram novas oportunidades por meio da arte. Sua ideia é fazer algo semelhante aqui em Ilhabela.
Arquitetura & Decoração – os trabalhos de Renato também ganharam espaço em projetos de arquitetura e decoração, como este empreendimento de alto padrão no norte da Ilha. Com traços delicados e cores vibrantes, a série inspirada na Cultura Caiçara compõe harmoniosamente com a descontração e a leveza das casas de praia. Seus portifólio tem diversos desenhos e telas à disposição e ele também desenvolve projetos personalizados de grafite, desenho e pintura.
Tattoo Week 2019 – Sette também foi convidado para compor as páginas do livro Skull of Tattoo Week, lançado no final de outubro durante o evento que é considerado a maior convenção de tatuagem do mundo. Com desenhos e esboços inspirados na temática caveira, a publicação reúne os trabalhos de 150 tatuadores renomados do Brasil e do mundo.