Com a participação de barcos de várias partes do Brasil e do mundo, a 17ª edição da Refeno – Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, realizada em setembro, reuniu 146 embarcações de diversos tamanhos e categorias.

Representando oficialmente o Estado de São Paulo no evento, o veleiro Atmosphera, do comandante Paulo Diamant, foi o único barco de Ilhabela a participar da regata, que percorre 300 milhas náuticas, ou 545 quilômetros, entre Recife e o paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha.

A bordo do Atmosphera, os tripulantes Paulo Diamant, John Jansen, Paulo Marracini, Fabio Piscioto, Pedrinho Soares, Roberto Szachnowics, Inacio de Miranda Jr e Alex Silva dos Reis cruzaram a linha de chegada em 38º lugar, se classificando em 6º lugar na classe RGS C. “Foi uma belíssima velejada, com ventos de leste de 17 a 21 nós, mar com muitas ondas de 1,5 a 2,0 metros de altura desencontradas e em várias direções (bem diferente de nossa Ilhabela). Nenhuma quebra grave, nenhum machucado, velejada molhada o tempo todo, cinto de segurança e colete das 5 da tarde às 5 da manhã, completamos o percurso em 43h e 19m”, afirma o comandante Paulo Diamant.

Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Federação Pernambucana de Vela e Motor, a REFENO é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada há dezoito anos e cresceu tanto, que hoje é necessário limitar o número de participantes. Maiores informações: www.refeno.com.br