Dono de cinco medalhas olímpicas: Ouro em Atenas e Atlanta, Prata em Los Angeles, e Bronze em Seoul e Sydney, e de inúmeros títulos em campeonatos nacionais e internacionais, o brasileiro Torben Grael acaba de conquistar uma de suas mais importantes vitórias. No comando do barco sueco Ericsson 4, o atleta venceu por antecipação a 10ª edição da Volvo Ocean Race, conhecida como a mais importante competição de veleiros em volta ao mundo.

 

Apontado como favorito desde o início da competição, que partiu de Alicante, no leste da Espanha, em outubro do ano passado, o Ericsson 4 se manteve na liderança e conquistou cinco das nove etapas disputadas até agora e garantiu a vitória ao chegar em terceiro lugar na penúltima etapa da prova.

 

O primeiro barco a terminar esta 9ª etapa, que saiu de Marstrand, na Suécia, com destino a Estocolmo, foi o Puma, comandado por Ken Read. O segundo a cruzar a linha de chegada foi o o Ericsson 3, do sueco Magnus Olsson, seguido pelo Ericsson 4. O Telefonica Blue, que também estava na disputa pelo título, sofreu danos estruturais e não participou desta etapa.

 

A décima e última etapa da Volvo Ocean Race, que deve terminar no final de junho, sairá de Estocolmo com destino a São Petersburgo, na Rússia.

 

Everest dos Mares

 

Durante nove meses de competição, os barcos e suas tripulações vão percorrer 37 mil milhas náuticas (68.250 quilômetros) e passar por 11 portos. Considerada o “Everest dos mares”, pelas dificuldades do percurso e as condições extremas da prova, a VOR reúne experientes velejadores, equipes altamente profissionais e o uso da mais avançada, potente e eficiente tecnologia da vanguarda náutica.

 

A competição não confere prêmios em dinheiro, mas troféus e o próprio prestígio de participar da disputa, que distingue-se de qualquer outra prova do gênero por diversos fatores – entre eles a oportunidade de visibilidade da marca para as empresas patrocinadoras e o impulso econômico e turístico dado aos países e cidades-portos que sediam a competição.

 

A Volvo Ocean Race é uma das três competições esportivas mais vistas ao redor do mundo, seguida de perto pelas Olimpíadas e pela Fórmula 1. Criada em 1973, quando se chamava “Witbread Round the World Yacht Race”, tornou-se Volvo Ocean Race a partir da edição de 2001-2002, quando o Grupo Volvo e a Volvo Cars passaram a ser responsáveis por sua realização.