“Não existe senão um único templo no universo, e é o corpo do homem. Nada é mais sagrado do que esta elevada forma… tocamos o céu quando colocamos as mãos num corpo humano”.

 

E cuidar desse templo é uma arte… é permitir-se o deleite de pequenos prazeres que nos preenchem de luz, beleza, purificação e alegria.

 

Da natureza vem a inspiração, e os ingredientes para os cuidados com nosso corpo/templo…

 

DICAS DE VERÃO

 

  • Aproveite o sol da manhã para se nutrir de luz, calor e aconchego. Após as 10h, prefira sombra, uma caminhada na mata, um banho de água pura da cachoeira.

 

  • Beba muita água, com rodelas de limão para se purificar e eliminar gordura do organismo e com rodelas de laranja para se alegrar e iluminar!

 

  • Ingira alimentos leves e frescos, isso proporciona disposição e energia.

 

  • Pratique exercícios físicos, sem exageros, com muita respiração e respeitando seus limites.

 

  • Mantenha a pele e cabelos limpos, hidratados, frescos e luminosos.

 

Evite uso excessivo de sabonete e xampu, eles retiram a oleosidade natural do corpo. Intercale com banhos de água pura ou chá de ervas que limpam, purificam, perfumam, tratam a pele e cabelos naturalmente.

 

 

 

Chá de Hortelã para refrescar – Num frasco spray pode ser muito útil na praia, para borrifar o corpo e rosto.

 

Chá de camomila – para cabelos iluminados e macios, pele limpa e suave, paz de espírito.

 

Chá de alecrim – para dar brilho, revigorar os ânimos e rejuvenescer.

 

Chá de calêndula com camomila – para pele avermelhada, com alergias e queimada de sol.

 

Enxágüe os cabelos e o corpo com um chá bem forte após o banho de mar, piscina ou chuveiro.

 

Modo de preparo: 2colheres de sopa cheias de erva seca ou 4 colheres de erva fresca para um litro de água fervente. Após a fervura da água, desligue o fogo, coloque a erva e abafe com tampa (no caso do alecrim, ferver por 5min.), aguarde amornar. Use misturado na água da banheira, ou num jarro para enxágüe no chuveiro.

 

Sabonetes naturais

 

“Sabonetes naturais” podem ser feitos com farinhas diversas, aveia, trigo integral, fubá, misturados a um pouco de óleo de girassol , coco ou yogurte, acrescidos de óleo essencial de lavanda. Faça um creme espesso para massagear o corpo em movimentos circulares suaves nas partes sensíveis e mais vigorosos nas partes ásperas, enxágüe com água morna ou fria. Os grãos tiram as impurezas profundas e ao mesmo tempo hidratam e nutrem a pele.

 

Receita: 3 colheres de sopa de farinha (aveia, farinha de trigo integral ou fubá)

1 colher de sopa de óleo de girassol ou coco (pele seca e normal)                                                  ou yogurte (pele oleosa)

5 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional – além de aromatizar, enriquece, trazendo benefícios para a pele e emoções).

 

Misture todos os ingredientes, massageie o corpo e rosto e enxágüe normalmente. A mistura pode ser guardada por 3 dias na geladeira.

 

Cabelos

 

Na praia ou piscina, os cabelos secos podem ser tratados com óleo vegetal de côco,  que os mantém protegidos do sol e da água salgada ou cloro, além de ajudar na hidratação. Basta espalhar um pouco de óleo nos cabelos já molhados.

 

 

 

Cuide de seu templo com carinho, com produtos de qualidade, com respeito, com dignidade… Reverencie essa Divindade que te habita!

 

 

Mariana Ribeiro

Aromaterapeuta

Rosmarin Ateliê de Ervas e Bem estar.