No dia 20 de fevereiro, sexta-feira, a prefeitura de Ilhabela dá início a sua programação de Carnaval, que neste ano começará com o desfile dos blocos de embalo e com a apresentação de bandas de marchinhas carnavalescas, iniciativa que tem o objetivo de resgatar a tradição dos antigos carnavais de rua.

 

No sábado e no domingo, sempre a partir das 23h, desfilam os blocos oficiais filiados a Liga das Escolas de Samba. No sábado à noite entram na avenida os blocos Segura no Bagre, Tim Malha e Unidos do Morro e no domingo desfilam a Banda das Bonitas, Azul e Branco e Bloco do Ditinho.

 

O desfile oficial das escolas de samba acontece na segunda-feira, também a partir das 23h, e será aberto pela Unidos do Garrafão, que neste ano traz o tema “Exaltação a Mangueira”, em homenagem a tradicional escola de samba carioca.

 

Em seguida, desfila a hexacampeã Unidos de Padre Anchieta, exaltando as águas com o tema “Infinito até que se acabe”.

 

A terceira escola a entrar na avenida é a Mocidade Independente da Ilha, que contará a história da “Rodovia dos Tamoios até a balsa”.

 

Para fechar o desfile, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Água na Boca, uma das agremiações mais jovens da cidade, trará em seu enredo o “Brasil, terra de encantos mil”.

 

A Mocidade Sul da Ilha não desfilará este ano, pois segundo informações da Liga das Escolas, está afastada para reestruturação de sua diretoria e voltará à avenida somente no ano que vem.

 

Toda a estrutura do desfile permanece na Vila, na Rua Dr. Carvalho, e após o término dos desfiles haverá a apresentação das bandas de marchinhas seguida pelo carnaval de rua.

 

Na terça-feira de manhã acontece a apuração do desfile das escolas, seguida pelo tradicional Banho da Dorotéia, que traz blocos formados por moradores e turistas que, vestidos com roupas de papel crepon, pulam do píer da Vila colorindo as águas do canal. A brincadeira acontece desde 1950 e já faz parte do calendário turístico e cultural da cidade. À noite, desfilam a escola campeã e a vice-campeã.