O sonho de trocar alianças na praia virou tendência entre noivas brasileiras e estrangeiras que querem celebrar sua união e receber familiares e amigos em um cenário único, diferente, especial!
Para atender este mercado, que cresce a cada ano em ritmo acelerado, profissionais de todos os segmentos que envolvem a realização de um casamento passaram a atuar no litoral e hoje oferecem tudo o que é preciso para fazer uma cerimônia inesquecível, com vista para o mar.
Confira a seguir um guia completo de profissionais e serviços, com empresas que atuam na região nos segmentos de Assessoria, Decoração, Locação de Espaços, Buffet, Doces e Bolos, Locação de Móveis e Objetos, Fotografia e Recepção dos Convidados.
Assessoria
Sueli Miranda
Uma das pioneiras no mercado de eventos do Litoral Norte, a assessora Sueli Miranda comanda há quinze anos a Soma Eventos Ilhabela, empresa especializada na organização e planejamento de casamentos, festas e eventos no litoral.
Com escritórios em Ilhabela e São Paulo e equipe bilíngue para atender casais estrangeiros, a empresa oferece serviços customizados adequando os sonhos da noiva às características do local escolhido, ao clima praiano e ao orçamento disponível para o evento. “A função da assessora é transformar o casamento que a noiva sonhou em realidade. Traduzir seus desejos e expectativas e cuidar de tudo para que o casal se dedique apenas a aproveitar este momento tão especial”, explica Sueli.
A assessora lembra ainda que na maioria dos casos os noivos estão distantes do local onde vai acontecer a cerimônia e não têm disponibilidade para cuidar pessoalmente de detalhes importantes para o sucesso do casamento. Por isso, é fundamental contar com profissionais experientes, que conheçam bem as peculiaridades locais e que estejam aptos a lidar com as demandas, e até com os imprevistos, de um casamento na praia.
Muitas vezes um dos noivos ou o casal é estrangeiro, mora fora do país e chega para o casamento na semana que antecede o evento, deixando tudo sob responsabilidade da assessora e de sua equipe. “Cuidamos de tudo, desde o contato, orçamento e assinatura de contrato com cada fornecedor, confirmação dos convidados, celebração da cerimônia, decoração, buffet, locação de móveis e objetos, coordenação de staff, enfim, todos os detalhes, desde o primeiro contato com o casal até o final da festa”, completa.
Assessoria
Ilha de Eventos
Em março de 2013 a jovem empresária Ana Julya da Costa Taino assumiu o comando da Ilha de Eventos, uma das empresas com maior experiência e credibilidade no mercado de casamentos do Litoral Norte, e promete dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelas irmãs Kitty e Paula Mariutti. “Vamos manter a mesma qualidade e excelência que tornaram a Ilha de Eventos uma referência neste mercado, agregando o meu perfil jovem, contemporâneo e detalhista. Acredito que teremos assim, a mesma empresa, com a mesma credibilidade, porém, de cara nova” conta Ana Julya.
A experiência da assessora, que já realizou diversos eventos no último ano, começou com seu próprio casamento. Depois de contratar a Ilha de Eventos para a organização e de cuidar ao lado das assessoras de todos os detalhes de sua cerimônia e festa, Ana Julya passou a ser consultada por pessoas que conhecia para dar dicas e conselhos. Destas consultas surgiu o convite para a organização do primeiro evento e desde então ela vem se dedicando a assessorar noivas que querem casar na praia. “Sabemos a importância desse dia para os noivos e tratamos cada evento como se fosse nosso próprio casamento”.
“A proposta de assumir a Ilha de Eventos surgiu porque tive a ótima experiência de ter meu casamento organizado por ela. Comecei assim a notar o excelente relacionamento entre a empresa e os melhores fornecedores da área, além do respeito conquistado junto aos clientes. O que sem dúvida será mantido na nova gestão”, encerra a assessora.
Decoração
Leidy Pereira
Com grande experiência no mercado de eventos sociais e corporativos, Leidy Pereira começou em 2005 a se dedicar aos casamentos na praia prestando serviços de assessoria e organização e algum tempo depois, atendendo ao pedido de uma noiva, se envolveu em um projeto de decoração e tomou gosto pela ornamentação e ambientação de cenários. “Como assessora, sempre estive envolvida com a decoração do casamento, participando ao lado da noiva das escolhas e integrando os projetos de decoração aos demais itens da festa. Esta experiência me ajuda a desenvolver projetos que considerem o evento como um todo, criando espaços mais harmônicos, leves e funcionais”, explica.
Entre os diferenciais oferecidos por Leidy Pereira, que também mantém os serviços de assessoria e organização, está um diversificado acervo de móveis e objetos que podem ser incluídos no pacote de decoração. Para os enxovais de mesa, além das peças disponíveis em sua coleção, também cria e confecciona modelos exclusivos, de acordo com as escolhas do casal e com as características da festa.
Para criar cenários diferenciados, inspirados no clima praiano e no romance de uma cerimônia à beira-mar, Leidy investe em elementos que vão além dos tradicionais arranjos florais, com velas, vidros, tecidos, peças exclusivas e antiguidades, compondo projetos que valorizam cada ambiente da cerimônia e da festa.
Outro diferencial de seu trabalho é a opção por fazer apenas um casamento por final de semana. “Cada casamento é único e merece toda a atenção e cuidado. Por isso, faço questão de cuidar pessoalmente de cada projeto e de estar presente em todos os eventos para os quais sou contratada”, afirma.
Decoração
Beach Flowers
Criada pela empresária Sueli Miranda para atender a demanda do mercado de casamentos no litoral, a Beach Flowers é especializada na decoração de casamentos na praia, concentrando seus projetos principalmente nas cidades de Ilhabela, Paraty e Angra dos Reis.
“Trabalhando como assessora no litoral, sentia falta de projetos de decoração que se integrassem perfeitamente ao clima praiano. Por isso, criei uma equipe que se especializou neste segmento, executando projetos que valorizam o cenário natural do casamento”, destaca Sueli.
Ela explica ainda que, além de garantir a beleza dos ambientes, a decoração tem a função de oferecer conforto aos noivos e seus convidados e ditar o ritmo e o estilo da festa e da cerimônia, que pode ser descontraída, com lounges e espaços de uso múltiplo, formais, com mesas e cadeiras para todos os convidados, ou ainda uma mistura dos dois, somando ambientes despojados e tradicionais.
“O importante é que o projeto de decoração consiga transformar em realidade o cenário que os noivos sonharam para o seu casamento. E nossa função é perceber estes desejos e traduzi-los, criando ambientes com a cara e a personalidade do casal”.
Decoração
Isaias Ribeiro Festas
Com uma equipe experiente e especializada na decoração de festas, eventos e casamentos na praia, Isaias Ribeiro cria e executa projetos sempre com o objetivo de superar as expectativas da noiva e surpreender seus convidados. “Não medimos esforços para tornar cada evento único e especial, como todo casamento deve ser”, declara o decorador.
Para criar ambientes que se integrem à paisagem do casamento, Isaias começa seu trabalho captando a essência dos noivos, interpretando seus desejos e sonhos para o casamento e identificando a personalidade e os gostos do casal. “Entender a essência do sonho é o nosso trabalho. É desta forma que transformamos a vontade dos noivos em fatos, criando os ambientes que eles imaginaram para este dia especial”, explica.
Depois de conhecer bem o casal e suas expectativas é que o decorador dá início ao trabalho de combinar a elegância e beleza das flores aos outros elementos que vão compor a decoração do casamento, como móveis, objetos, louças e copos, enxoval de mesa, bolo e doces, velas e iluminação ornamental e todos os outros itens que compõe a cerimônia e a festa.
“Além de experiência e bom gosto, a decoração de casamentos na praia requer a adaptação dos desejos do casal ao clima e à paisagem do litoral, para que os ambientes sejam leves, descontraídos e elegantes, como uma cerimônia na praia deve ser”, finaliza.
Decoração
Luz da Ilha Decor
Criada pela designer de velas Edna Valezin, a Luz da Ilha Decor iniciou seu trabalho no mercado de casamentos através da criação e produção de velas artesanais, luminárias e outros artigos voltados à iluminação ornamental, item fundamental nos projetos de decoração de festas e cerimônias a beira mar.
Para atender aos anseios das noivas, que estão sempre em busca de novidades, passou a criar arranjos exclusivos, se dedicou ao estudo de técnicas de arte floral e passou a atuar também como decoradora de festas e eventos, desenvolvendo projetos que misturam a elegância e a beleza das flores a materiais e elementos que se integram à natureza, utilizando sempre a versatilidade e o romantismo das velas para valorizar os ambientes da cerimônia e da festa. Compondo arranjos florais, penduradas em lustres e luminárias, espalhadas por lounges e mesas e envolvendo o caminho até o altar, as velas combinam perfeitamente com o clima da praia e conferem ao casamento um toque todo especial.
Com uma proposta de trabalho versátil, sempre disposta a se adequar às necessidade do casal e ao orçamento disponível para o casamento, Edna oferece projetos personalizados e tem à disposição um grande acervo de velas, lustres, luminárias e outros artigos de decoração e iluminação. “O fundamental para a Luz da Ilha Decor é captar a essência dos noivos e surpreendê-los com o resultado. Para isso nossa equipe faz a seleção cuidadosa de cada produto, agregando carinho, dedicação e muito trabalho”, afirma a decoradora.
Decoração
Mara Perez
Profissional que se tornou referência no mercado de casamentos no litoral, a arquiteta Mara Perez é uma das decoradoras mais requisitadas da região e tem entre as principais características de seu trabalho a criação de projetos personalizados, que transferem para o casamento o gosto e o estilo do casal. Depois de se reunir com os dois e captar seus desejos e expectativas, desenha em croquis os arranjos, mesas e ambientes, mostrando como será o resultado final do projeto. Estes croquis são transformados em um livro de assinaturas, para que as pessoas possam apreciar o projeto e todos os seus detalhes e ver ao vivo a execução, e ao final da festa, deixar o seu recado.
Quanto às tendências atuais para as festas e cerimônias na praia, Mara conta que estão em alta os móveis coloridos e customizados, entrando na onda da reciclagem e da sustentabilidade. “Temos usado muitas garrafinhas de vidro reutilizadas, molduras de quadros antigos, livros antigos. Costumo usar também algumas peças do acervo pessoal da noiva, para que a festa tenha um toque pessoal dos noivos, se transformando em uma extensão da própria casa”, explica. Para isso, também utiliza fotos que contam a história do casal, em porta-retratos, varais ou painéis.
“Em alguns casamentos, também temos adotado uma linha decorativa vintage, não muito pesada, mas que lembre um pouco o antigo. Apesar disso, meu trabalho é bem personalizado, existem noivas que me procuram que não se preocupam com tendências, muitas vezes trazem suas próprias referências e ideias, que utilizo para desenvolver um projeto bem específico. Independente de tendências, o importante é que fique com a cara dos noivos, e que projeto proporcione harmonia entre a decoração e o local escolhido”, encerra.
Espaços para Locação
Ardhentia
Projetado exclusivamente para a realização de encontros sociais e corporativos e festas de casamento, o espaço de eventos do shopping Ardhentia tem vantagens como localização privilegiada, no centro comercial da cidade, projeto arquitetônico sofisticado, assinado pelo arquiteto Ricardo Lara, estrutura profissional, com som e iluminação adequados, e uma bela vista para o mar. Do outro lado da rua, uma charmosa capela instalada em uma antiga casa de barcos pode receber a cerimônia religiosa, com vista panorâmica para o canal que liga Ilhabela a São Sebastião, sobre as areias da Praia do Perequê.
Moderno e versátil, o espaço pode receber eventos de pequeno, médio e grande porte com diversas possibilidades de configuração e capacidade para até 600 convidados. A estrutura conta com amplo salão, de 250 metros quadrados, cercado por varanda com vista para o mar, dois bares, pista de dança com tratamento acústico e equipamentos de última geração, ar-condicionado, chapelaria, cozinha equipada, área de apoio, acesso exclusivo para o staff, projeto de acessibilidade e estacionamento, entre outras facilidades.
Os casais que preferirem realizar a cerimônia na praia em frente ao shopping terão à disposição uma charmosa capela, instalada em um pequeno galpão construído no século XIX e cuidadosamente restaurado e ornamentada com móveis e objetos antigos, garimpados pelo decorador Luiz Maio, como uma peça centenária que pertenceu ao acervo do Vaticano e foi comprada de uma antiga fazenda.
O espaço de eventos também conta com móveis e objetos de decoração garimpados por Luiz Maio em várias partes do mundo, como um gazebo de madeira que pertenceu a um príncipe indiano, tapetes persas, vidros e cristais da Malásia, Indonésia e Tailândia, castiçais e lanternas vietnamitas, lustres de cristal, peças italianas e uma grande variedade de louças, cerâmicas e copos, entre outros artigos. O acervo disponível pode ser incluído no pacote de locação e utilizado de acordo com o projeto de decoração de cada casamento.
Espaços para Locação
Píer 151
Com localização privilegiada, no Centro Histórico de Ilhabela e próximo a Igreja Matriz, o Píer 151 foi o primeiro espaço da região construído exclusivamente para receber eventos sociais e corporativos e, em especial, casamentos. Todos os anos, centenas de casais trocam alianças ou comemoram a união no local, que se tornou referência no Litoral Norte.
Com pouco mais de 400 metros quadrados de área útil e capacidade para até 300 convidados, o espaço tem salão interno amplo, bar, pista de dança com tratamento acústico, adequada à legislação, ar-condicionado, deck sobre o mar, onde pode ser realizada a cerimônia com vista panorâmica para o canal, acesso para embarcações, permitindo que a noiva chegue de barco ou canoa típica da região, cozinha industrial equipada e chapelaria.
Uma das novidades preparadas pelo Píer 151 para facilitar ainda mais a vida dos noivos é o serviço próprio de Buffet, comandado pela jovem chef Marina Pontes. Este serviço é opcional, podendo o casal trabalhar com outros fornecedores de sua escolha. Outra vantagem é que o pacote de locação também inclui mobiliário, com peças feitas com materiais como madeira de demolição e ferro, que unem o estilo rústico e despojado com a estrutura moderna e sofisticada, criando ambientes ideais para os casamentos na praia.
E como o Píer 151 faz parte da estrutura do Hotel Real Vila Bella, há também a possibilidade de contratar pacotes que incluem a hospedagem dos convidados, com preços especiais e facilidades como coquetel de boas vindas e jantar de confraternização. Com esta proposta, é possível proporcionar aos noivos e seus convidados um final de semana inteiro de festa, já que as comemorações começam na sexta-feira e terminam no domingo!
Espaços para Locação
Barra do Piúva Porto Hotel
Instalado em uma belíssima costeira no sul da Ilha, com vista privilegiada para o mar e para a charmosa Ilha das Cabras, o Barra do Piúva oferece a locação de suas instalações para a realização de cerimônias e festas de casamento para até 120 convidados, distribuídos nas três áreas sociais do hotel.
O salão do restaurante, com ampla varanda e vista panorâmica para o canal tem 70 lugares e há ainda a área da piscina e wet lounge e um Deck Bar com píer para embarque e desembarque, por onde a noiva pode chegar de lancha ou canoa típica da região.
A locação do espaço para eventos está condicionada à ocupação de todos os quartos do hotel, com capacidade para 54 pessoas, durante o final de semana do casamento. Demais serviços como cobertura, Buffet, decoração, som, iluminação e gerador, entre outros, não estão incluídos no pacote e, portanto, devem ser contratados à parte.
Para a hospedagem dos noivos e seus convidados o hotel tem suítes amplas e bem decoradas, todas equipadas com ar condicionado, frigobar, televisão, rede de DVD com mais de 350 títulos, cama Box, cofre, ducha com aquecimento central e secador de cabelos.
Entre as versões mais luxuosas estão apartamentos como o Loft, que tem 80 metros quadrados, TV de 29 polegadas, DVD player, hidromassagem, cama king size e lençóis de algodão egípcio de 300 fios ou as Suítes Piúva, com cama king size e pilow top especial, lençóis de algodão egípcio de 300 fios, Amenities da Natura, TV 29 polegadas com tela plana, DVD player e cofre eletrônico.
Espaços para Locação
Porto do Engenho
Inaugurado no início deste ano, o Porto do Engenho é o mais novo espaço de eventos de Ilhabela. Instalado sobre as areias da Praia do Engenho D’Água, é ideal para noivas que querem um casamento pé na areia, bem próximo ao mar.
O espaço pode abrigar tanto a cerimônia, em um altar montado na praia, quanto a festa e recebe desde pequenos eventos, para no mínimo trinta convidados, até comemorações maiores para, no máximo, 150 pessoas. Outra vantagem é a localização privilegiada, em um bairro nobre de Ilhabela, próximo à igreja matriz, à balsa e à rede hoteleira da cidade.
No pacote de locação, que tem duração de 24 horas, está incluída toda a estrutura local, que tem cozinha equipada, bar, dois quiosques com 56 metros quadrados cada, deck com 110 metros quadrados, jardim, banheiros masculino e feminino, iluminação ambiente, estacionamento para 50 veículos e supervisor local.
Também há a possibilidade de contratar o serviço de Buffet, comandado pelo Chef Reinaldo Amendola. A contratação do Buffet não está condicionada à locação do espaço, mas os casais que optam pelos dois serviços têm descontos especiais.
Espaços para Locação
Sea Club
Instalado em uma área de quase quatro mil metros quadrados de frente para o mar, na Praia do Saco da Capela, um dos cartões postais de Ilhabela, o charmoso clube de praia oferece a locação de seu espaço e estrutura para a realização de casamentos e tem recebido, desde sua inauguração, cerimônias que unem o clima romântico e descontraído da Ilha a um ambiente sofisticado, com estrutura profissional.
Além da belíssima vista para o canal que liga Ilhabela a São Sebastião, com a possibilidade de realizar a cerimônia nas areias da praia, o espaço conta com uma piscina de 190 metros quadrados cercada por decks de madeira e jardins, ampla área coberta para abrigar lounges, mesas e cadeiras, quatro bares e cozinha profissional equipada. A capacidade é de até 500 convidados sentados ou até mil pessoas, dependendo da configuração do evento.
No pacote de locação, toda a estrutura do espaço é colocada à disposição dos noivos e seus convidados, incluindo o mobiliário do clube (mesas, cadeiras, lounges, sofás e espreguiçadeiras), iluminação, pré-decoração exclusiva, equipamento de som profissional para a festa, pista de dança com iluminação e cabine de DJ, gerador próprio e serviços de limpeza e segurança. Através de parecerias com outras empresas, podem ser contratados, à parte, os serviços de Buffet, Decoração, Staff e todas as outras facilidades necessárias para o evento.
Espaços para Locação
DPNY
O badalado e luxuoso DPNY Beach Hotel também oferece o serviço de locação de seu espaço e estrutura para a realização de casamentos. O pacote, que promete transformar a celebração mais importante da vida do casal em um momento realmente inesquecível, inclui desde o cenário paradisíaco da Praia do Curral até a hospedagem dos convidados nas 83 suítes do hotel e coloca à disposição dos noivos toda a estrutura do empreendimento, da recepção às areias do Beach Club.
Como além de contratar o espaço para o evento, também é preciso bloquear todas as suítes para o fim de semana do casamento, o hotel fica dedicado exclusivamente à festa, que pode incluir coquetéis de boas vindas, almoços e jantares com a família e os amigos ou manhãs e tardes à beira do mar ou da piscina, relaxando antes ou depois de curtir o casamento. Para casais que têm convidados estrangeiros, é possível ainda solicitar o serviço de transfer do aeroporto até Ilhabela.
Entre os espaços para a cerimônia, o preferido pelas noivas é o Bosque particular de 12 mil metros quadrados, cercado por um belo jardim e com vista panorâmica para o mar. Para a festa, pista hi-fi, climatizada e acústica, com cabine de DJs e sistema Bose de som, bar da praia, tendas do Beach Club, tochas e velas, Spa de luxo, piscina azul profundo e o ambiente hippie-chic emprestam ao casamento um toque especial, pé na areia, com padrão de qualidade assinado pelo Melhor Hotel de Praia da América do Sul, segundo eleição do renomado guia britânico Condé Nast Johansens.
Para os recém casados, o DPNY oferece pacotes especiais de Lua de Mel, que incluem mimos como café da manhã com espumante, jantar no premiado restaurante Tróia e jantar na praia à luz de velas, garrafa de espumante na suíte de welcome drink e banho especial para o casal, que poderá aproveitar ainda toda a exclusividade da área de lazer do hotel, que tem spa de luxo com sauna finlandesa, banho a vapor, piscina aquecida indoor, jacuzzi, club de praia especial, ocas, mega-espreguicadeiras, toalhas de praia, piscina externa aquecida, caiaques, barcos a vela holder, hobby cat, máscaras e nadadeiras para mergulho e pranchas stand up paddle.
Espaços para Locação
Prainha do Julião
Cenário ideal para um casamento pé na areia, romântico e descontraído, cercado pela beleza de uma das praias mais tranquilas e charmosas de Ilhabela, o Restaurante Prainha do Julião, no sul do arquipélago, tem estrutura completa com cozinha profissional, salão coberto, amplo deck e estacionamento e oferece pacotes de locação para casamentos, festas e eventos sociais e corporativos.
Também conta com serviço de Buffet, assinado pela talentosa chef Ana Luisa Julião, com menus exclusivos, criados de acordo com as escolhas dos noivos. Seguindo a proposta da cozinha do restaurante, as receitas criadas para o Buffet misturam a modernidade e sofisticação da cozinha contemporânea ao sabor e simplicidade da culinária típica caiçara, abusando de ingredientes como pescados frescos e selecionados, frutos do mar, produtos integrais, folhas, frutas, vegetais, ervas e especiarias naturais, privilegiando a alimentação leve e saudável, que combina perfeitamente com o clima praiano.
Para completar o cardápio e atender aos paladares mais conservadores, Ana Luisa também inclui no menu pratos da culinária tradicional, com carnes, massas, risotos e saladas, além de entradas e sobremesas especiais. O tipo de serviço também pode ser escolhido pelo casal e tem opções que vão do despojado finger food, geralmente o preferido para as festas na praia, até jantares tradicionais, com todos os convidados sentados.
A capacidade do espaço depende da configuração do evento e pode ser ampliada com a instalação de tendas no deck e na praia, que devem ser contratadas à parte, assim como os demais serviços de decoração, locação de móveis e objetos, som e iluminação cênica, entre outros. Apesar de oferecer serviço de Buffet, o espaço também está aberto só para a locação, permitindo aos noivos trabalhar com outros fornecedores de sua preferência.
Espaços para Locação
Marina Porto Ilhabela
Com excelente localização, entre a balsa e o centro histórico da Ilhabela, carinhosamente chamado de Vila e próxima a diversos hotéis e pousadas, a Marina Porto Ilhabela oferece a locação de sua área social para casamentos e eventos, em uma bela e reservada área de frente para o mar, cercada por jardins e com a possibilidade de realizar a cerimônia na praia, ao pôr-do-sol ou ao anoitecer.
Para a recepção dos convidados, o espaço conta com um amplo e charmoso quiosque a beira mar, deck na praia, piscina, bangalô de massagem, cozinha equipada e carros elétricos. A infra-estrutura existente abriga confortavelmente 150 convidados sentados ou até 300 em circulação, dependendo da configuração do evento.
Para os casais que querem reunir os amigos e a família nos dias que precedem ou após o evento, também oferece pacotes especiais para grupos em seu delicioso Sushi Bar, considerado um dos melhores de Ilhabela, onde são servidas diversas especialidades da cozinha oriental em sistema de Buffet. Os grupos podem ser fechados para a sexta-feira antes do casamento ou após, no domingo. Cardápios especiais, de acordo com a escolha do casal e seus convidados também podem ser solicitados, bastando para isso contratar o pacote com antecedência.
“É uma maneira agradável de reunir os convidados do casal em um ambiente reservado, com a possibilidade de montar grandes mesas e oferecer serviços personalizados”, explica Virgínia Möller, responsável pelo espaço.
Para quem deseja vir por mar a empresa conta ainda com apoio náutico, possibilitando o embarque e desembarque com botes e serviço de poitas.
Espaços para Locação
Viela da Praia
Inaugurado em outubro de 2010, o Viela da Praia, em São Sebastião, é um espaço projetado exclusivamente para a realização de eventos e festas de casamento e conta com estrutura completa para receber até 300 convidados, em uma área de 2,5 mil metros quadrados de frente para o mar, com acesso a uma pequena praia e uma bela vista para o canal que liga São Sebastião a Ilhabela.
Além do amplo salão com grandes portas de vidro, que proporcionam vista para o mar de todos os ambientes, o espaço conta com ar condicionado, bar, cozinha profissional equipada, pista de dança acústica com iluminação, som e bar de caipirinhas, sala para a noiva, sala de recreação infantil, chapelaria, três banheiros, sendo um adaptado para cadeirantes, banheiro e vestiário para staff, deck coberto, dispensando a contratação de tendas e um amplo jardim.
Para garantir a tranquilidade do casal em caso de chuva, o espaço tem duas opções para a cerimônia, que pode ser no jardim, ao ar livre, ou no deck coberto, mantendo o mesmo cenário, próximo a praia e com vista para o mar.
“Graças à nossa experiência de vários anos no mercado de casamentos na praia, criamos um espaço capaz de atender todas as necessidades desta comemoração tão importante na vida do casal”, conta Wagner Rateiro, responsável pelo espaço.
Para as noivas que optarem por realizar a cerimônia na igreja, o Viela da Praia está bem próximo da capela “Nossa Senhora do Amparo”, tombada pelo patrimônio histórico, no bairro São Francisco, de frente para o mar.
O pacote de locação também inclui mobiliário e o espaço conta com parceiros nos demais segmentos do mercado de casamentos, que podem ser contratados à parte.
Buffet
Saint Morit’s
Sediado na capital paulista, o Saint Morits Buffet e Eventos tem mais de 50 anos de experiência no mercado de eventos sociais e corporativos e há onze anos se dedica também à realização de casamentos e festas no litoral oferecendo, além de alta gastronomia, opções de espaços para locação, assessoria completa e projetos personalizados com RSVP, som, iluminação de pista, DJ, telão, bem casados, decoração da recepção e cerimônia, mobiliário, layout, tecidos, lustres, serviços de valet e gerador.
Para o serviço de Buffet, a empresária Roberta Gouvea, sócia da empresa, ressalta que além de agradar ao paladar dos noivos e convidados, o Buffet precisa combinar com o clima e a paisagem da festa e dá alguma dicas para as noivas que querem trocar alianças na praia. Para começar, ela sugere entradas bem apresentadas, coloridas e picantes para o almoço ou o descolado Finger Food se for um jantar. Capriche nas opções frias e quentes, como ceviche, mini risoto, bolinha de arroz com funghi ou tomatinho cereja recheado com foie gras.
Para os pratos principais, Roberta indica tanto para o almoço quanto para o jantar, uma boa variedade de saladas, opções de carne, ave e peixe e um elegante buffet de sobremesas. “Uma dica bacana é optar por ervas frescas para a elaboração do cardápio traduzindo para o menu o ar mais campestre” ensina. Para as bebidas, outra dica que combina perfeitamente com o clima praiano: montar uma estação de águas aromatizadas em suqueiras transparentes. Sirva também espumantes, whisky e vinho branco.
“Ao realizar um casamento na praia, durante o dia ou ao entardecer, em ambiente altamente descontraído, o cardápio precisará ser ambientado ao clima e à paisagem, com combinações que trazem notas frutadas, constituindo uma sugestão mais viva, alegre e cheia de cores”, completa.
Bolos, doces e bem casados
Ana Luiza
Uma das doceiras mais requisitadas pelas noivas que casam no Litoral Norte, Ana Luiza tem grande experiência no mercado de casamentos na praia e cria bolos e doces personalizados, com receitas exclusivas e apresentação impecável.
Sempre inspirados em motivos que remetem ao mar e à natureza, os doces e bolos são feitos não apenas para agradar ao paladar dos noivos e seus convidados, mas também para se integrar à decoração da festa. Para isso, a escolha das cores e detalhes é feita em parceria com a decoradora. Desta forma, bem casados, docinhos, bolo e até o casal de noivinhos são personalizados para cada projeto.
Entre as receitas criadas por Ana Luiza para o mercado do litoral, estão opções que valorizam a culinária brasileira e desenhos com temas ligados à praia, como os docinhos em formato de coco verde, panelinha de chocolate recheada com brigadeiro, coraçõezinhos recheados de chocolate, doces de goiabada com requeijão e mini-bolos com temas marinhos para presentear os padrinhos.
E para facilitar a vida das noivas a doceira oferece novidades como a locação de louças para a mesa de doces, com diversas opções, para compor com os mais variados projetos, e o serviço de copeira, que disponibiliza uma profissional durante todo o evento, desde a entrega e arrumação dos doces e reposição sempre que necessário, garantindo que a mesa permaneça bonita durante toda a festa, até a desmontagem e retirada das louças alugadas.
Locação de louças, copos e talheres
A Cabra
Com um diversificado acervo de louças, copos e talheres, a loja A Cabra oferece o serviço de locação de utensílios e complementos para casamentos, que valorizam a decoração das mesas e do Buffet e conferem charme e elegância à festa.
Cuidadosamente selecionadas, as coleções disponíveis trazem opções para todos os estilos: clássico, romântico, sofisticado, contemporâneo ou despojado, com pratos de vários tamanhos, desenhos e formatos, sousplats, guardanapos, travessas e rechauds, mini bowls, cumbucas e potinhos para finger food, copos e taças para água, vinho e espumante, talheres com diversos acabamentos, bandejas de madeira de demolição e uma grande variedade de travessas, réchauds, bandejas, samovar e outros artigos em inox e em prata, entre outros complementos.
Na loja, que vende móveis e objetos de decoração de várias partes do Brasil, é possível conferir as peças, combinar estilos e até fazer o teste de mesa, com os pratos, copos e talheres escolhidos.
Tendas & Geradores
AlugTendas
Atuando a quatro anos em Ilhabela, a AlugTendas oferece serviços de locação e montagem de tendas galvanizadas de diversos tamanhos e formatos, geradores e iluminação cênica. Fundamental para o sucesso do evento em casos de alterações climáticas como chuva e vento e em imprevistos como falta de energia elétrica, as tendas e geradores são itens obrigatórios para quem vai fazer um casamento na praia. Para valorizar os ambientes e garantir conforto visual aos noivos e convidados, a locação de equipamentos de iluminação cênica também deve ser considerada no projeto de decoração.
Com espírito jovem e dinâmico, a empresa conta com uma equipe qualificada, que atende de forma personalizada cerimônias de casamento e confraternizações e já realizou mais de 500 eventos na região, consolidando parcerias juntos aos espaços para eventos, assessorias e casais. “Sabemos que nossos serviços são aqueles que todos sentem uma ‘dorzinha’ em fechar, mas trata-se de item fundamental como contingência para o esperado sucesso do evento, evitando problemas com mudanças climáticas e quedas de energia” ressaltam com humor os sócios Luis Carlos e Rodinei, que sempre ficam à frente dos eventos, garantindo toda a qualidade na execução dos serviços.
Hospedagem para a noiva
Saber Viver – Casas Boutique
No dia da cerimônia mais importante da vida do casal, é fundamental que a noiva conte com um lugar tranquilo, reservado e confortável, onde possa relaxar enquanto se prepara para o seu casamento. Pensando nisso, a Saber Viver traz para Ilhabela um moderno conceito de hospedagem denominado “casas boutique”, projetadas, ambientadas e decoradas para garantir aconchego e privacidade com todo o charme que a ocasião requer.
Exclusivas para casais, as casas têm sala ampla com varanda e vista para o jardim, piscina, rede e espreguiçadeiras, cozinha americana, quarto com cama king size, lençóis 100% algodão, cômoda e cabideiros, banheiro amplo com toalhas felpudas, secador de cabelos e espelho de corpo inteiro. Os pacotes de hospedagem incluem cesta de café-da-manhã e roupas de cama, banho e piscina e os hóspedes tem à disposição um cardápio básico de tortas, massas, doces e bebidas, que podem ser solicitados antes ou ao longo da estadia.
“É uma opção prática e confortável para as noivas, que podem receber a equipe de preparação, como cabeleireiro, maquiador, massagista e manicure em um ambiente amplo, confortável e reservado, ou convidar familiares e amigos próximos para um drink antes ou depois do casamento”, afirmam Tanda e Eduardo, responsáveis pela iniciativa.
Fotografia
Luiza Marques
A fotógrafa de 28 anos que vem conquistando o coração das noivas define seu trabalho através da palavra emoção, registrando este momento único com fotos que transmitem sentimentos.
Com quase três anos de experiência como fotógrafa de casamentos, faz parte de três grandes associações deste segmento, onde são aceitos apenas os melhores fotógrafos de casamentos do mundo, são elas: FearlessPhotographers, WPJA – Wedding Photojournalist Association® e AG|WPJA – Artistic Guild of the Wedding Photojournalist Association.
Luiza é sonhadora, apaixonada por casamentos, por cachorros, crianças, campo, praia, amigos, família e tudo que envolve amor. Foi na fotografia que encontrou a felicidade e é através da fotografia que procura levar a felicidade a todos que a rodeiam. Atende no Brasil e no exterior e seu trabalho artístico pode ser conferido no site www.luizamarques.com.br.