Conhecida como antigo reduto de piratas, a Baía de Castelhanos abriga lendas e muitas histórias, que nos dias de hoje ainda podem ser contadas pelos poucos descendentes que restaram da antiga comunidade de pescadores que vive na praia. O pirata mais ilustre a desembarcar por ali foi o corsário inglês Thomas Cavendish, que no auge dos tempos coloniais, quando a pirataria assolava o litoral brasileiro, utilizou a região como base enquanto pilhava as região de Santos e a Vila de São Vicente.
Maior praia de Ilhabela, Castelhanos tem quase dois quilômetros de extensão, com uma faixa de areia larga e águas agitadas e muitos claras. Para chegar, é preciso cortar a ilha de oeste a leste, através de uma estrada de 22 quilômetros que só pode ser percorrida por veículos com tração 4×4. Difícil acesso? Na verdade, nem tanto! Para muita gente, atravessar a mata e percorrer o tortuoso e esburacado caminho até a praia é uma das atrações do passeio.
Também é possível chegar à praia de barco, é há operadoras locais que oferecem passeios que vão até Castelhanos, passando por outras praias da região. Se você optar por ir pela estrada, o ideal também é procurar uma agência de passeios ou um jipeiro local, pois as condições da estrada variam muito e é importante lembrar que a trilha requer, além de veículos robustos, motoristas experientes neste tipo de percurso. Carros de passeio ou test drive no jipe do amigo, nem pensar! A não ser que você queira correr o risco de transformar o passeio em uma verdadeira roubada!
Incursão na Mata
A estrada que leva a Praia de Castelhanos fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela, e tem início em uma guarita que demarca a entrada do parque. Trata-se de uma área de preservação ambiental, o que torna o percurso uma verdadeira viagem pelas belezas e enorme variedade de cores e texturas da exuberante Mata Atlântica.
Vale a pena fazer a viagem com calma (o que leva cerca de duas horas), apreciando os pássaros, esquilos, lagartos e outras espécies que aparecem aqui e ali. E não se esqueça: não leve nada e não deixe nada!
A praia
Depois de vencer a estrada e atravessar um rio, é hora de aproveitar uma das praias mais bonitas da ilha. Há opções para todos os gostos. De surf a mergulho, de banho de mar a um simples descanso à sombra das árvores. E aqui vale outra dica: é imprescindível levar um bom repelente, pois é impossível permanecer na praia sem proteção contra os selvagens borrachudos.
Para o almoço ou petisco, um pequeno bar e algumas casas servem refeições simples, porém saborosas.
Não há hotel nem pousada em Castelhanos, portanto, o ideal é mesmo o passeio de um dia.
Cachoeira do Gato
Saindo do canto esquerdo da praia, uma trilha de nível médio, com aproximadamente 40 minutos de duração, leva à Cachoeira do Gato, maior queda d’água da ilha, com mais de 70 metros de altura.
O lugar é lindo, tem piscinas naturais para banho e completa o passeio.
Outras trilhas
Também saem de Castelhanos trilhas para as praias do Gato, da Figueira, Praia Mansa e Praia Vermelha. Para encarar a aventura, é preciso se programar com antecedência e contar com a ajuda de um guia local para orientar a caminhada.