Velozes barcos one design retornam à Capital Nacional da Vela em outubro para a terceira etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

 

São Paulo (SP) – A Semana de Vela de Ilhabela, mais relevante e tradicional evento oceânico do País, foi intensa para a Classe C30, que disputou simultaneamente a última etapa do Campeonato Brasileiro. O Caballo Loco de Ubatuba/Ilhabela levou os dois títulos, sagrando-se consecutivamente tricampeão nacional e vencendo pela segunda vez (2019/22) a Semana de Vela, reforçado pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt, no leme.

As competitivas embarcações Carabelli 30 (C30) com seus experientes tripulantes, retornam às raias do Canal de São Sebastião em outubro para a terceira e penúltima etapa da 22ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Entre todas as classes, são esperados mais de 30 barcos na competição com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI) com a etapa marcada para 08 e 09, 15 e 16 de outubro.

“Depois de regatas emocionantes e muitas atrações diárias para 115 tripulações, no clube e no Race Village, os velejadores estão com fome de competir novamente. A Semana de Vela deste ano foi uma das melhores dos últimos anos, o que motiva o pessoal a retornar a Ilhabela”, afirma o comandante Mauro Dottori, líder da C30 na Copa Mitsubishi, com o Caballo Loco.

A movimentação não ficará restrita às regatas. “Serão 35 ou 40 barcos e muita animação com o coquetel de boas-vindas, a tradicional canoa de cerveja após as regatas, música ao vivo e aquela confraternização típica entre os velejadores na varanda do Yacht Club”, reforça Dottori, também diretor de Vela do YCI.

A tripulação do Kairós, do comandante Alessandro Penido, estará reforçada pelo experiente Beto de Jesus, ex-timoneiro do Kaikias Via Itália, vencedor da Classe C30 na Semana de Vela de 2021. “Nesta etapa vou embarcar no Kairós a convite do Alessandro, para passar à equipe um pouquinho da minha experiência. Regatas da C30 são sempre muito disputadas e, apesar da liderança do Caballo Loco, não será diferente”, observa Beto de Jesus.

Com o Caballo Loco, líder absoluto com 9 vitórias em 13 regatas, a Classe C30 tem o Loyalty (RS/RJ) na vice-liderança com três vitórias, seguido por três barcos de Ilhabela: Kaikias Via Itália, com uma vitória, Caiçara e Kairós. As demais classes têm como líderes, Phoenix (ORC), Ginga (HPE 25) e Zeus (RGS). A quarta e decisiva etapa será realizada em 26 e 27 de novembro, 03 e 04 de dezembro.