A 44ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela teve início na manhã de hoje, 30, e reuniu diversos atletas da modalidade e várias autoridades que acompanharam a cerimônia de abertura, presidida pelo prefeito Márcio Tenório, na Escola Municipal de Vela Lars Grael. A Semana acontece entre os dias 30/6 e 2/7 e promete agitar a Capital da Vela com a expectativa de que mais de 180 barcos participem do campeonato.
Durante a cerimônia Márcio Tenório agradeceu aos funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, assim como as demais secretarias que se empenharam para que este evento fosse realizado. “Agradeço a todo o secretariado envolvido para que mais esta semana de vela fosse possível, à Câmara Municipal, à Polícia Militar, ao Yacth Clube Ilhabela e à Capitania dos Portos que, juntos, não mediram esforços no apoio incondicional para a consumação de mais este campeonato. É uma emoção muito grande poder abrir oficialmente a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela e ver que Deus olhou com carinho para a nossa ilha. Nós, gestores, moradores e turistas, temos o dever de cuidar e preservar este paraíso, conhecido como a Capital da Vela, que recebe a partir de hoje mais uma edição de um dos maiores eventos da América Latina na modalidade”, ressaltou o prefeito.
Já o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, José Roberto de Jesus, “conhecido como Beto de Mazinho”, fez questão de gratificar os apoiadores dos eventos náuticos da cidade e de sublinhar a importância da disputa para o município. “É um privilégio receber velejadores de todo o país aqui. Eu, que sou velejador e apaixonado pelo esporte, não tenho palavras para descrever este momento. Desde já, parabenizo os atletas de outras cidades que chegaram, aos projetos sociais, às demais secretarias que me ajudaram e aos funcionários da minha secretaria que foram os responsáveis por este acontecimento. Queremos elevar o nível das disputas de vela no município e, assim, lançar cada vez mais velejadores que levem o nome da nossa Capital da Vela para o mundo. Informo aos presentes ainda que, sediaremos em novembro o Campeonato Brasileiro de Dingue e, pela primeira vez, no mês de dezembro, a Copa Brasil de Vela”, disse, bem animado, o secretário da pasta.
Quem também esteve presente na solenidade foi o capitão de fragata da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, Luiz Antônio Anídio Moreira, que acentuou que a instigação marítima é de relevância e necessária. “Primeiramente gostaria de agradecer ao prefeito mais uma vez pelo convite de estar neste momento. A fomentabilidade marítima é muito importante, assim como vocês estão fazendo neste momento”, afirmou o capitão.
Estão programadas para acontecer seis regatas no canal de São Sebastião e a competição estará aberta para as seguintes classes convidadas: 29er, 420, A-Class, Byte, Dingue, Fórmula One Design, Fórmula Windsurf, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Holder, Kitesurf, Laser 4.7, Laser Radial Feminino, Laser Radial Masculino, Laser Standard, Nacra 20, Open Bic, Optimist, Snipe, Techno 293, Tornado, Windsurf Raceboard e Windsurf Slalom.
Amanhã, 1º/07, as regatas serão iniciadas às 13h. Já no domingo, 2/7, o início das provas está marcado para acontecer às 12h. Após a finalização das disputas, haverá a cerimônia de premiação na sede do evento.
A Escola Municipal de Vela Lars Grael está localizada na rua Bartolomeu de Gusmão, número 140, no bairro Saco da Capela.
A 44ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela é realizada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, conta com apoio do Yacht Club Ilhabela e tem a autorização da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e das associações das classes convidadas.
Também participaram da cerimônia de abertura os secretários Nuno Gallo (Cultura e Fundaci), Osvaldo Julião (Governo), Paulo César Mathias (Serviços Municipais), Ricardo Fazzini (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) e Tiago Corrêa (Finanças); os vereadores Anísio Oliveira, Antônio Marcos Silva (Marquinhos Guti), Gabriel Rocha, Luiz Paladino e Thiago Souza, além do comandante da Base da Polícia Militar de Ilhabela, o 1º Tenente PM Adriano Alves Diniz e demais representantes da modalidade.