Entre os dias 17 de março e 23 de abril próximo, 1.042 restaurantes de 65 cidades e principais destinos turísticos do país, fazem o festival Brasil Sabor, uma iniciativa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), apoiada pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo do evento, que vai se candidatar ao Guinness Book como o maior festival gastronômico do mundo, é valorizar a riquíssima variedade de ingredientes, temperos, aromas, cores e sabores da culinária brasileira, cujo potencial como diferencial competitivo para o turismo no País ainda não foi devidamente explorado, segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

 

Cada restaurante participante criará um prato específico para o evento, aproveitando as características e tradições de cada região ou Estado. Os pratos serão servidos nos próprios restaurantes e poderão ser comercializados a preços promocionais, tanto no almoço como no jantar. Estima-se que mais de 150 mil pratos sejam comercializados durante o período do Brasil Sabor. De cada prato vendido, R$ 1,00 será destinado a projetos do Programa Fome Zero e o cliente receberá como brinde uma tabela da Copa do Mundo 2006 de futebol.

 

O Brasil Sabor será o ponto de partida para a Mostra Gastronômica que a Abrasel realizará no Salão do Turismo, de 2 a 6 de junho, em São Paulo, numa iniciativa do Governo Federal para incrementar esta atividade econômica.

 

A Mostra Gastronômica apresentará dois pratos representantes de cada Estado do País. A seleção dos pratos este ano será feita entre os participantes do Brasil Sabor. Cada seccional da Abrasel vai criar uma comissão julgadora que apresentará cinco candidatos. Para a escolha dos pratos serão considerados quesitos como utilização de ingredientes da culinária tipicamente brasileira, as características do Estado, bem como a viabilidade de prepará-lo com qualidade no Salão do Turismo. As receitas selecionadas para a degustação durante o evento farão parte também da segunda edição do livro oficial de receitas do Salão do Turismo.

 

Os bares e restaurantes são os principais integrantes de um dos mais expressivos setores da economia brasileira – o das empresas especializadas na alimentação fora do lar – que fatura o equivalente a 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A setor, que responde por 8% do emprego direto no Brasil, com quase 6 milhões de empregados, agrega hoje quase um milhão de empresas entre bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, escolas e hospitais. Além disso, absorve 26% do total de gastos com alimentação do brasileiro e, no turismo, a atividade é responsável por 40% do PIB e por 53% da mão-de-obra empregada. O potencial de crescimento deste mercado é muito expressivo. Como exemplo, pode-se citar os Estados Unidos, onde mais de 12 milhões de funcionários trabalham em empresas da área, que vem registrando crescimento médio de 7,1% em suas vendas nos últimos 25 anos.

 

 

Ilhabela em destaque no cenário gastronômico nacional

Única cidade do Estado, além da capital, a participar do maior festival gastronômico do mundo, Ilhabela mostra no Brasil Sabor a força de sua vocação para a gastronomia. Através de uma parceria entre a ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 19 restaurantes do Núcleo Gastronômico de Ilhabela participarão do evento, divulgando não apenas seus pratos, mas o destino turístico Ilhabela, por todo o Brasil.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações através das quais o empresariado local busca driblar a sazonalidade, mostrando que a cidade tem atrações e bons motivos para ser visitada durante o ano inteiro.

Veja quais são o restaurantes participantes, escolha o seu prato, e bom apetite!

Aeroilha – “Camarão Crocante”

Atlântico – “Lula Itacaré”

Água Doce Cachaçaria – “Escondidinho”

Bartatas – “Feijoada de Camarão”

Badejo & Picanha – “Abadejo à Badejo”

Borrachudo – “Sanduíche Sete Barbas”

Canto do Jabaquara – “Camarões Provençal”

Garoçá – “Risoto de Bacalhau”

Gamela Grill – “Picanha na Brasa”

Ilha Deck – “Anchova inteira ao forno”

Ilha Sul – “Polvo à Provençal”

Nova Iorqui – “Tábua de Frutos do Mar”

Oca Brazil – “Camarão Oca Brazil”

Papagaio – “Lagosta Thermidor”

Pasta del Capitano – “Orecchiete al Salmone Ubriaco”

Pequeá Praia Bar – “Moqueca de Peixe”

Píer Pizza – “Bobó de Camarão”

Villa Conti – “Tagliatelle Nere al Salmone”

Viana – “Camarões grelhados com Risoto de Manga”