Estação de intenso calor e corpos à mostra. Nessa época a preocupação com a estética aumenta levando muitas mulheres ao desespero, quando colocando um biquíni percebem a presença da tão temida celulite.

A celulite (fibro edema gelóide) atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais freqüentes em relação à estética. O aspecto de “casca de laranja” causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.

Atualmente a fisioterapia estética oferece muitos tratamentos para combater e prevenir a celulite, os principais são:

 

Drenagem Linfática Manual: Manobras específicas que drenam os líquidos excedentes que banham as células, mantendo o equilíbrio dos espaços intersticiais diminuindo o edema (inchaço) das regiões afetadas pelo mesmo.

Massagem modeladora: É uma técnica de massagem manual profunda, onde se realiza manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento, promovendo uma estimulação superficial do sistema circulatório, melhorando a oxigenação tecidual favorecendo a tonificação muscular. Pode ser aplicada no corpo todo, principalmente nas regiões onde há celulite e gordura localizada.

Massagem Redutora: Possui os mesmos princípios da massagem modeladora, acrescentando o uso de cosméticos específicos redutores e atuação localizada na região onde ocorre o maior acúmulo de gordura ou celulite.

Termoterapia: Os tecidos orgânicos são submetidos às temperaturas superiores às normais, aumentando suas respostas metabólicas e promovendo um maior gasto energético.

Ultrassom: são ondas ultra-sônicas que promovem uma micromassagem dos tecidos, aumentando a circulação de fluidos, promovendo a retirada de toxinas e melhorando a oferta de nutrientes. Promove aumento do metabolismo local e vasodilatação, aumentando o nível de oxigênio tecidual. Promove aumento da formação de colágeno e elastina e angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos).

Endermologia: é um método que produz uma mobilização profunda da pele e da tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sangüínea superficial, melhorando a maleabilidade do tecido, principalmente em celulites fibrosadas. Seus efeitos promovem a eliminação de toxinas acumuladas nas células, melhora a vascularização, estimula as fibras de elastina, permite a desfibrosagem, reduzindo o volume das células adiposas (gordura) com muita eficiência.

Eletrolipoforese: Corrente polarizada que promove gasto energético e quebra das moléculas de gordura. Aumenta o calor local, melhora o sistema circulatório, elimina toxinas, faz degradação de gordura, aumenta a permeabilidade da membrana celular.

 

*Dra. Carolina S. M. Rosa é formada em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pelo Instituto Fisiomar – lorianópolis/SC. Em Ilhabela, atende na Clínica Aquarela.