Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o ECOADVENTUR Mantiqueira & Vale do Paraíba/2008 – Jornadas de Responsabilidade Sócio-Ambiental, Ecoturismo, Turismo de Aventura e Esportes Radicais na Natureza, levou ao Parque da Cidade discussões sobre ecologia, ecoturismo, sustentabilidade, preservação ambiental, esportes e atividades de aventura na região.
Mais de 20 mil pessoas freqüentaram o evento e participaram das atividades desta edição, composta pelos eixos ENPRO-ECO, Encontro Pró Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Vale do Paraíba e Mantiqueira, FERA – Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura no Vale do Paraíba e Mantiqueira, ECOADVENTUR-EXPO, uma feira de serviços, produtos e equipamentos.
Abertura
A palestra de abertura “O Papel da Mídia Na Salvação do Planeta”, foi ministrada pelo diretor executivo do programa Globo Ecologia, Cláudio Savaget, que contou como criou e iniciou o programa e ressaltou a importância do evento para a região. “Nada melhor que um evento como o ECOADVENTUR para falar sobre o papel da imprensa com o meio ambiente. Quando comecei no Globo Ecologia, há 18 anos, nunca imaginei que um dia eu visse acontecer um evento como esse”, disse Savaget. Com um documentário sobre o aquecimento global, o jornalista alertou a todos sobre a situação difícil em que o planeta se encontra e “se nada for feito, pode ficar ainda mais complicada”. Dentro da questão do aquecimento global, outro assunto abordado foram as mudanças climáticas no Brasil e como exemplo ele lembrou a passagem do furacão Catarina em 2004.
Palestras – Durante todo o evento especialistas de diversas áreas ministraram palestras no auditório do Pavilhão Gaivota.
O Assessor de Meio Ambiente da presidência Sabesp, Marcelo Morgado falou sobre “Desafios ambientais, novas oportunidades de ganho” e enfatizou a nova postura da companhia diante do mercado, dedicando total atenção às necessidades do consumidor e sendo acima de tudo uma empresa ambientalmente responsável.
O diretor de Inovação da Nestlé Brasil, Mário Castelar, mostrou em sua palestra que quando a Nestlé intensificou o relacionamento direto com as pessoas, concluiu que fazer o certo dá lucro.
O editor-chefe do jornal Valeparaibano Hélcio Costa, também foi um dos palestrantes. Ele demonstrou casos em que o jornal conseguiu reverter problemas ambientais por meio de matérias que denunciavam graves problemas e quem estava neles envolvidos.
Atividades – Além das palestras, o Ecoadventur ofereceu uma programação gratuita em que os visitantes puderam praticar atividades de aventura como tirolesa, mergulho em tanque, parede de escalada de
O evento contou ainda com a realização da III Conferência Macro-Regional do Meio Ambiente, para a elaboração de uma agenda mínima para a região, além da apresentação de ações do projeto Rio Vivo, para a despoluição e revitalização do Rio Paraíba,
O Greenpeace-Brasil participou pela terceira vez do Ecoadventur e trouxe a exposição itinerante “Mudanças do Clima, Mudanças de Vida”. O projeto discute o impacto das alterações climáticas no território brasileiro e é composto por um túnel interativo, um painel de fotografias, um relatório científico e um vídeo documentário. Longas filas comprovaram o sucesso do projeto, onde o público visita uma instalação que simula situações reais como o efeito de um tornado ou a poluição de escapamentos e chaminés no meio ambiente.
O evento contou com a participação de dezenas de ONGs e entidades culturais que discutiram e exibiram os seus projetos e realizações. No Pavilhão dos FERAs e da Expo, o público teve acesso a estandes de operadoras de esportes e turismo de aventura, fabricantes de equipamentos e de grandes empresas envolvidas com as questões ambientais e de turismo sustentável.
PRÓXIMA EDIÇÃO EM CARAGUÁ – A próxima edição do ECOADVENTUR será a do Litoral Norte, em Caraguatatuba, de
O Projeto Ecoadventur tem como patrocinador geral a Nestlé e no evento que se encerra contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, do C&VB – Convention & Visitors Bureau de São José e Região e da SABESP.