A cada ano mais famílias deixam o agito e o stress das regiões metropolitanas e se mudam para cidades menores em busca de mais qualidade de vida. E na hora de escolher o novo endereço, a educação dos filhos está entre as principais preocupações dos pais.
Não foi diferente com os educadores paulistanos Ângelo Cavalheiro e Thais Monteiro, que chegaram a Ilhabela há mais de dez anos, com dois filhos em idade escolar, e sentiram que faltava na cidade um colégio que integrasse educação de qualidade e respeito às características locais. Assim nasceu, em 1998, o Colégio São João. “Criamos o colégio com base em nossas próprias necessidades e desde então oferecemos aos nossos alunos a mesma educação que queríamos para os nossos filhos” afirma Thaís Monteiro.
Desde sua inauguração, o Colégio São João recebe a cada ano novos alunos vindos de outras cidades e sua proposta de ensino diferenciada, pautada por um projeto de educação humanista, auxilia inclusive na adaptação das crianças e jovens ao novo estilo de vida. “Aqui os alunos aprendem de forma lúdica e interativa a respeitar o meio ambiente e ao próximo, e a se integrar ao lugar onde vivem”, afirma Ângelo Cavalheiro.
A opinião dos pais
Famílias que se mudaram para Ilhabela contam porque escolheram o Colégio São João.
Nome: Paulo Eduardo Ceccarelli
Filhos no colégio: 2
Idade dos filhos: 16 e 9 anos
Há quanto tempo mora na ilha: 1 ano e quatro meses
Por que escolheu o Colégio São João?
Um dos motivos que pesou muito em nossa mudança para a ilha foi a existência de um bom colégio. Sem dúvida o São João é um colégio que dificilmente encontramos em qualquer grande cidade. Sua maneira de lidar e tratar os alunos e suas famílias é único. Quanto ao ensino, acredito que devido a maneira que é repassado ao aluno, acaba por ser assimilado pelos mesmos de forma muito natural, o que dará plena condição de ingressar em uma boa universidade. Enfim, o Colégio São João está sendo essencial para a formação do caráter de nossos filhos, pois repassam valores que estão infelizmente se perdendo em nosso mundo, e com isso, nossos “pequenos” se tornarão grandes homens e jamais esquecerão do apoio que tiveram.
Nome:Guilherme von Ungern-Sternberg
Filhos no colégio: 2
Idade dos filhos: 9 e 10 anos
Há quanto tempo mora na ilha: 9 anos
Por que escolheu o Colégio São João?
Pelo sistema de ensino, que busca educar as crianças adaptando-as a uma vida mais flexível, com maiores possibilidades de buscar um futuro sem maiores limitações. Acreditamos que o colégio tem as melhores intenções com relação à forma de educar nossos filhos, e que o resultado final desta educação será possivelmente o que esperávamos proporcionar aos dois quando decidimos mudar para a Ilhabela.
Nome: Ana Lúcia Viganó
Filhos no colégio: 2
Idade dos filhos: 17 e 14 anos
Há quanto tempo mora na ilha: moramos em São Sebastião, há cinco anos.
Por que escolheu o Colégio São João?
Apesar da relativa dificuldade em atravessar a balsa todos os dias, ou ter que acordar mais cedo, os meninos nunca reclamaram, pois gostam muito de estudar no São João. Fui conhecer a escola antes de mudarmos, e de cara gostei da forma como fui recebida, com atenção, interesse e “calor humano”. Neste momento percebi que o aluno que entra lá não é visto como “mais um número”, mas sim como uma pessoa. Gosto bastante da filosofia da escola em formar pessoas, olhar o mundo com respeito, cidadania e procurar ensinar ética na vida para a vida. O São João tem sido um grande aliado na educação dos meus filhos.
Nome: Sonia Maura do Carmo Tavares
Filhos no colégio: 1
Idade dos filhos: 15 anos.
Há quanto tempo mora na ilha?
Moramos em São Sebastião.
Por que escolheu o Colégio São João?
Por procurar uma escola diferenciada com ensino de qualidade. Um colégio sério, com muito respeito aos alunos, muito democrático, com um trabalho cultural grandioso. E o mais interessante de tudo isso é o prazer que os alunos tem de estar no colégio. Ele é realmente a extensão da nossa casa. Um colégio que prepara seus alunos para a vida.