A edição de 2006 do Match Race Brasil, competição barco contra barco, será muito especial. Disputadas em etapa única, as regatas vão reunir as maiores estrelas da vela país e da America`s Cup, num dos maiores eventos já realizados no Brasil. Os confrontos ocorrem de 6 a 10 de dezembro, na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.


O bicampeão olímpico Torben Grael (Star), por exemplo, vai integrar a tripulação do Team Prada. O velejador, que comandou o Brasil 1 no desafio de disputar a Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, atuará como tático, a mesma função que exerce no barco na America`s Cup.


Além do Prada, do comandante australiano James Spithill, outras três tripulações da America`s Cup estão confirmadas: o norte-americano BMW Oracle Racing, do dinamarquês Sten Mohr; +39 Challenge, do britânico Iain Percy; e o alemão United Internet Team Germany, do também dinamarquês Jesper Bank.


O Brasil será representado por cinco equipes na competição, que será disputada em barcos Bénéteau First 40.7. Os comandantes serão Alan Adler, André Fonseca, João Signorini, Daniel Glomb e Alexandre Paradeda. Adler, Fonseca e Signorini integraram a tripulação do Brasil 1, terceiro colocado na Volvo Ocean Race.


Outros medalhistas olímpicos brasileiros também estão confirmados, como Marcelo Ferreira, Lars Grael, Kiko Pellicano, Clínio de Freitas e Eduardo Penido.


Ao contrário das edições anteriores, que tiveram três etapas, a deste ano será concentrada num evento que certamente será bem competitivo. O Match Race Brasil é uma competição diferente por suas regras que buscam mais a marcação e a boa largada do que a velocidade pura como ocorre nos eventos de flotilha, quando diversos barcos competem na mesma raia.


America`s Cup BMW Oracle e Team Prada estão entre os favoritos na disputa da 32ª. edição da America`s Cup, a mais antiga e tradicional competição esportiva do mundo, com mais de 150 anos de existência. O evento já teve 13 atos preparatórios desde o ano passado, contando pontos para o ranking da Louis Vuitton Cup.


A competição reúne 11 barcos, que buscam vaga para desafiar o suíço Alinghi, atual campeão. O 14º. ato está marcado para o início de abril de 2007, na cidade espanhola de Valência, sede da final da competição, de 23 de junho a 7 de julho. Maior evento da vela do planeta, disputada também no sistema barco contra barco, a America`s Cup comprovou o talento de verdadeiros ícones da vela mundial como Peter Blake, Russel Coutts e Paul Cayard.


Ao mesmo tempo da competição masculina, será disputada um torneio feminino, com a participação de quatro tripulações, sendo uma estrangeira, comandada pela norte-americana Sandy Hayes. As equipes brasileiras terão como timoneiras Fernanda Oliveira, Carol Bejar e Rossana Ramos.



Tricampeão Torben Grael é arma do Team Prada no Match Race Brasil

 

Torben Grael, o maior medalhista olímpico brasileiro, é a grande arma do Team Prada, da Itália, na disputa da edição 2006 do Match Race Brasil. Profundo conhecedor dos segredos da Baía de Guanabara, raia do torneio, o brasileiro, atual tricampeão da competição, será o guia, ou melhor, o tático da tripulação comandada pelo australiano James Spithill.


O quarto título do torneio será a conseqüência de um bom trabalho, mas Torben faz questão de destacar que o grande objetivo é o treinamento da equipe e o melhor entrosamento de todos os tripulantes, visando a America`s Cup., a mais tradicional competição de vela do mundo, que será disputada em 2007 na cidade espanhola de Valência.


“Estou chegando agora no grupo e tenho um novo timoneiro. Em barcos pequenos, disputamos apenas um torneio nas Bermudas. Vamos competir na Malásia e na seqüência no Rio”, comenta o bicampeão olímpico da classe Star. “Um bom resultado no Match Race Brasil será fruto de um melhor entrosamento”.


Terceiro colocado no ranking Louis Vuitton Cup, que apontará o adversário do Alinghi, da Suíça, atual campeão, na final da América`s Cup, o Team Prada soma 118 pontos e está bem perto dos líderes. “A grande diferença este ano é que estou envolvido em um grande projeto e não posso ter uma equipe própria no Match Race Brasil como nos anos anteriores”, lembra o comandante do Brasil 1, brilhante terceiro colocado na Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo.


Torben e Spithill são os destaques do Team Prada, da equipe Luna Rossa Challenge. Stiphill, nascido em Sydney no dia 28 de junho de 1979, é o mais jovem comandante da America`s Cup. A tripulação italiana contará ainda no Rio com os velejadores Michele Ivaldi, Joey Newton, Paolo Bassani, Magnus Augustson e Alan Smith.



Match Race Brasil terá novidades em 2006

 

A quarta edição do Match Race Brasi terá novidades em 2006. O torneio, que tem sido um grande sucesso nos últimos três anos, ganhará duas seletivas nacionais e terá duas etapas internacionais – uma sul-americana, provavelmente em setembro, e outra mundial, em novembro, em locais ainda a serem definidos.


A Vela Brasil, empresa responsável pela organização do evento, resolveu abrir a competição para todos os interessados. Tanto assim que as federações de vela e os clubes náuticos do país receberam um aviso sobre a realização das seletivas e a abertura de inscrições de candidatos, tanto de participantes como de eventuais sedes.


As duas seletivas serão realizadas no primeiro semestre e as datas e locais dependem das inscrições. As seletivas apontarão duas equipes para a etapa sul-americana do torneio, inicialmente marcada para setembro.


Para estas regatas, está confirmada a participação dos vencedores das seletivas e dos quatro primeiros colocados em 2005, ou seja, as tripulações comandadas pelo tricampeão Torben Grael, André Fonseca, Alan Adler e Daniel Glomb. Duas equipes sul-americanas serão convidadas.


Para a grande festa final do ano, prevista para novembro, grandes feras do match race internacional serão convidadas. As regatas serão provavelmente no Rio de Janeiro e distribuirão bons prêmios em dinheiro. Aguardem mais detalhes.

 

A quarta edição do Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro. O patrocínio é de UBS, Vivo, Piz Buin, Bloomberg, Aracruz e Forjas Brasileiras.


Mais informações no site www.matchracebrasil.com.br