Segmento em plena expansão, o mercado de eventos corporativos ganha cada vez mais espaço no orçamento dos departamentos de marketing das grandes e médias empresas. São palestras, workshops, convenções, congressos, seminários, feiras, lançamentos, reuniões de confraternização e outras ações que fazem parte de uma estratégia chamada de Marketing de Relacionamento, que tem por principal objetivo formar e consolidar a imagem da empresa e aproximar a marca de seus diferentes públicos.

Com as facilidades proporcionadas pelo avanço tecnológico e pela nova forma de conduzir as relações profissionais, o contato humano é cada vez menor, fenômeno que gerou a necessidade de criar novos conceitos de interação, tanto dentro da empresa, com as equipes e hierarquias, quanto fora dela, com clientes e fornecedores.

Segundo estimativas do mercado, no Brasil os investimentos nesta ferramenta totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no País. Dados da Ampro (Associação de Marketing Promocional) apontam que, em 2004, a penetração da atividade de eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Tantos investimentos confirmam o dado da Federação Brasileira de Convetion & Visitors Bureau de que, hoje, são realizados 327 mil eventos por ano na País. Só em São Paulo acontece um evento a cada 12 minutos.

De olho nesse mercado, a empresária gaúcha Rossana Lamb, que mora me São Paulo há mais de 15 anos, viveu os dois lados dessa relação. Primeiro, como analista de sistemas de uma grande multinacional de tecnologia, participou de dezenas de eventos, quando o mercado ainda engatinhava e faltava profissionalização.  Essa constatação, aliada ao interesse pelo ramo de eventos, levou Rossana a deixar a vida de executiva para se dedicar à organização de eventos corporativos e sociais.

Graduada em Análise de Sistemas com especialização em Marketing Direto, Rossana fundou sua empresa, a Relacionamento à Mesa, com o objetivo de oferecer produtos e serviços customizados, adaptados às necessidades de cada empresa e executados através de processos de controle de qualidade, garantindo que cada um dos itens que envolvem a organização de um evento receba a devida atenção e cuidado. O resultado? Eventos impecáveis, com resultados mensuráveis e clientes satisfeitos, garante ela.

Prova disso foi a conquista, no ano passado, do Prêmio Abíqua de Qualidade na categoria Eventos. O selo confere, através de uma auditoria minuciosa, o aval da Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade aos serviços prestados pelas empresas certificadas.

O sucesso dos eventos organizados para as empresas fez com que alguns dos clientes começassem a solicitar os serviços da Relacionamento à Mesa também para comemorações sociais, e foi assim que a empresária chegou ao mercado de organização de casamentos, e também a Ilhabela. “Após organizar meu primeiro casamento por aqui e conhecer a estrutura da cidade, percebi que Ilhabela tem um enorme potencial para sediar eventos corporativos, e passei a procurar parcerias locais para que juntos pudéssemos criar um produto capaz de incluir Ilhabela no cronograma de eventos das empresas paulistas”, conta Rossana. “Escolher o local correto é fundamental! É mais uma das variáveis que pode somar pontos, causando impacto positivo”.

Desta iniciativa, surgiu a parceria que uniu a Relacionamento à Mesa a três importantes empresas de Ilhabela: BL3, Píer 151 e Ilha Flat. Juntas, elas pretendem desenvolver produtos e serviços customizados para atrair para a cidade um nicho de mercado extremamente interessante, pois induz um turismo corporativo de alta qualidade nas épocas em que a região sofre com os efeitos da sazonalidade. “Os eventos são realizados durante a semana, nos meses considerados de baixa temporada por aqui. Além disso, atraem para a cidade empresários e executivos que posteriormente podem voltar com suas famílias”, lembra Rossana.

Dentro desta parceria, a Relacionamento à Mesa disponibilizará seu know-how na área de organização e fará também o trabalho de captação de clientes. A BL3, que há quase dez anos atua na realização de Eventos Corporativos em Veleiros de Oceano, disponibilizará toda a sua estrutura para a realização de atividades externas, e o Píer 151 e o Ilha Flat sediarão as atividades indoor. “É claro que estas são as quatro empresas comprometidas inicialmente com este projeto, mas a concretização dele trará benefícios para grande parte das empresas da cidade, já que o turismo de negócios movimenta os setores hoteleiro, gastronômico, de compras e de serviços”, afirma Rossana, que pretende ainda envolver na atividade entidades locais, promovendo durante os eventos apresentações culturais através de parcerias com organizações como o Espaço Cultural Pés no Chão, com quem a empresária já fez contato.

“É uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho da comunidade local e até mesmo apresentar projetos para captação de patrocínio”, completa.

Mais informações no site: www.relacionamentoamesa.com.br ou através do telefone: (11) 3079-1215 / (11) 9199-3792.