Estudos mostram que exercícios físicos são seguros para todas as faixas etárias e que os idosos prejudicam mais a sua saúde ao não praticá-los. Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúde e autonomia: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.
Envelhecer não significa que a pessoa deva perder a habilidade de fazer tarefas diárias. Melhorar a força e a resistência torna mais fácil subir escadas, caminhar, carregar coisas, tomar banho e vestir-se com independência e autonomia. A melhora no equilíbrio ajuda a prevenir quedas e o aumento da flexibilidade pode ajudar na recuperação de lesões.
A atividade física na terceira idade também ajuda a manter o cérebro dos idosos em forma, um estilo de vida ativo ajuda na capacidade de pensar, na concentração e na prevenção de problemas moderados de memória.
A intervenção pelos exercícios se constitui em uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento, já que muitos dos déficits provenientes do avanço da idade são reversíveis, podendo o idoso melhorar sua capacidade funcional e autonomia pela inserção de novos hábitos em sua rotina diária.
Indivíduos que nunca praticaram exercícios físicos durante toda a vida podem começar na terceira idade, os benefícios são muitos, tanto físicos como sociais e psicológicos.
A LOA ACADEMIA oferece equipamentos de última geração e profissionais de educação física qualificados, que passarão a combinação de exercícios físicos adequados às necessidades e características individuais de cada aluno.
Abgail A. Martins do Carmo – CREF 036380-G/SP é graduada em Educação Física e Especialista em Condicionamento Físico para Idosos.