A Pousada Armação dos Ventos receberá a exposição “Relicários by Inés Zaragoza” de 4 de dezembro até o dia 4 de fevereiro. Inés retrata o folclore e a religiosidade de seu país com uma obra inusitada que ela própria intitula “Relicários”: uma releitura de antigos santuários e oratórios, que propõe tirar os santos do ambiente austero das igrejas e recolocá-los no dia-a-dia das pessoas comuns, devotas ou não, de uma forma alegre e delicada. Imperdível!
Após o sucesso conquistado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Paris, Cuiabá, finalmente chega a Ilhabela, na Pousada Armação dos Ventos, a Exposição dos Relicários de Inés Zaragoza.
A arte de Inés nasceu de sua paixão pela cultura popular e foi tomando forma ao longo de seis anos de pesquisas e viagens pelos cantos mais remotos do país. As festas religiosas e as manifestações culturais típicas de cada pequena cidade inspiraram e forneceram material dando o tempero para suas criações.
Feitos a partir de pequenas caixas de madeira, os Relicários de Inés trazem a imagem de um santo católico (São Benedito, o padroeiro tão cultuado pelos cuiabanos; Antonio, o casamenteiro; Cecília, protetora dos músicos e poetas; Bárbara, invocada contra raios e trovões, entre outros), um orixá (deuses africanos que também são cultuados no Brasil) ou até um Buda. São decorados um a um, artesanalmente, com objetos que vão de uma sofisticada lantejoula a um simples pedaço de garrafa plástica. Iemanjá (a deusa dos mares), por exemplo, aparece ornada com as flores brancas que lhe são oferecidas no dia do ano novo, em todo o litoral do país.
Misturando sucata, fibras naturais, medalhas, tecidos e miudezas que coleciona em suas andanças, Inés inventou uma arte encantadora e cheia de sutilezas. Religiosidades à parte, seus Relicários são antes de tudo objetos de decoração. Ter um deles pendurado na parede, no mínimo traz sorte, proteção e beleza para dentro de casa.
Inicialmente, o trabalho de Inés ficou famoso entre os paulistanos, mas logo sobrevoou a ponte aérea e aterrissou no Shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro – RJ e depois no Shopping Barra Center, em Salvador – BA.
A atriz Regina Casé tem uma coleção de relicários que comprou e ainda hoje ganha dos amigos que acham que as peças têm tudo a ver com ela.
Marina Person, a VJ da MTV, não vive sem o seu São Jorge pendurado em cima da porta de entrada para a proteção da casa.
Outra fã, a cantora Gal Costa, bem ao estilo baiano encomendou uma parede inteira para seu quarto de santos em Salvador.
Recentemente, em visita a Cuiabá e Chapada dos Guimarães, Inés descobriu novos componentes e ícones para completar o seu trabalho.
A Pousada Armação do Ventos, que receberá a exposição da artista durante a temporada de verão, fica na Av. Perimetral Norte, 4260 – Armação. Tel. (12) 3896-3439.