Afinal, aproximadamente 70% do nosso corpo é formado de água, fator que faz desse precioso líquido uma substância essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.
Como o corpo humano não possui nenhum sistema de reserva de água, é preciso repor diariamente o líquido perdido, tomando dois litros de água por dia. Com o aumento de temperatura característico do verão, essa perda aumenta e a exigência diária sobre para, no mínimo, 2,5 litros diários, que devem ser distribuídos ao longo do dia evitando, preferencialmente, o período das refeições.
Seu corpo pede água
A sede é o primeiro sintoma do início da desidratação, portanto, não é preciso esperar seu corpo “avisar” que está faltando água para ingeri-la, muito menos passar horas com sede por preguiça de buscar um copo d’água ou porque o garçom do bar de praia está demorando em atender ao seu pedido. Por isso, para afastar de vez o perigo da desidratação, o ideal é ter sempre uma garrafinha de água mineral por perto.
Entre as principais funções desempenhadas pela água em nosso organismo, estão a colaboração no processo de digestão, absorção e transporte de nutrientes, manutenção da estabilidade da temperatura corporal, diluição de resíduos, constituição de secreção líquida, controle da elasticidade e maciez da pele e participação vital na formação de células e tecidos.
Sucos Naturais: hidratação, nutrição e muito sabor
Embora a água seja o líquido mais recomendado, pois tem poder hidratante total e é um nutriente isento de calorias, sua ingestão pode ser complementada por outros líquidos, como sucos de frutas naturais, água de coco e chás claros.
Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas desempenham bem o papel de repositores de eletrólitos, fornecendo sódio, potássio e magnésio ao organismo. Além disso, refrescam, fornecem energia, contêm vitaminas, hidratam e acalmam. No entanto, devem ser alternados com a água, mas nunca substituí-la.
Praticamente todas as frutas podem se transformar em um delicioso suco. Escolha as suas preferias e inclua mais saúde no seu dia-a-dia!
Água de coco – isotônico natural, a água de coco é outro excelente aliado do organismo, principalmente nos dias quentes. Rica em nutrientes, ela também é um importante repositor hidroeletrolítico, pois traz em sua composição sódio, potássio, fósforo e cloro, o que possibilita uma absorção mais rápida, recuperando a perda de minerais.
Isotônicos – os isotônicos industrializados são soluções que apresentam uma concentração de moléculas similar aos fluídos do nosso corpo, e por isso tem o poder de repor água e sais minerais perdidos durante a transpiração ou outras formas de excreção. É usado principalmente por esportistas e deve ser consumido sem exageros para não sobrecarregar o organismo. Pessoas com problemas renais, hipertensos, diabéticos, gestantes e lactentes devem evitar seu consumo, optando por isotônicos naturais como a água de coco ou o soro caseiro.
Refrigerantes – são os vilões da hidratação, pois possuem em sua composição apenas água e calorias, e não fornecem nenhum tipo de nutriente. Por serem bebidas gaseificadas, são absorvidas de forma mais lenta e podem causar desconforto intestinal.
Bebidas alcoólicas – o álcool possui alto teor calórico e não fornece nenhum nutriente. Além disso, acelera a perda de líquido pelo organismo graças ao seu poder diurético. Portanto, uma boa dica é alternar os goles de cerveja ou daquela caipirinha, com copos de água mineral ou suco de frutas.
Chás – chás geladinhos são uma delícia e podem ser um excelente aliado para driblar o calor e manter o equilíbrio do organismo. Prefira os chás claros, deixando os escuros como mate e preto para o inverno ou consumindo-os com moderação.
Faça escolhas saudáveis e aproveite cada minuto do verão de bem com o seu corpo!