Durante a edição 2008 da tradicional Semana de Vela de Ilhabela uma flotilha se destaca entre as demais. Trata-se da HPE25, formada por veleiros de 25 pés com design arrojado. Desde que foi lançada, durante a Semana de Vela de 2004, a classe vem conquistando uma horda de velejadores e entusiastas de todas as idades. Nesta edição, que será disputada de 6 a 12 de julho, a classe deve bater recorde de participantes, com mais de 20 embarcações na raia.

 

O veleiro HPE 25 é considerado um dos mais interessantes barcos de alta performance surgidos no Brasil nos últimos tempos. “É um barco excelente de velejar e bastante rápido”, definiu Renato Frankenthal, proprietário do Frattina/Xereta, que já está confirmado para a Rolex Ilhabela Sailing Week.

 

Como os veleiros são idênticos, as regatas são sempre competitivas e as vitórias definidas geralmente na última bóia. “Essa é uma das razões do sucesso estrondoso da classe, que não pára de crescer. Adrenalina pura o tempo todo”, destacou Felipe Whitaker, velejador e coordenador da classe HPE25.

 

Além de veloz, outra razão que faz com que o veleiro venha conquistando tantos adeptos é o fato de ser um barco tanto para disputar competições quanto para passear com a família. “Tinha esquecido como era bom velejar”, comentou Augusto Falletti, que correu mais de dez anos de Stock Car antes de adquirir o Redemption. “Quando vi meu filho de 16 anos comandando o barco, me senti realizado. Essa cena pagou o investimento.”

 

Além de jovens e experientes velejadores, as tripulações familiares têm sido cada vez mais freqüentes nesta classe. Uma delas está a bordo do Tigre, atual campeão Brasileiro de HPE25. O comando é do jovem Marcos Adler, que conta com a participação a bordo do pai, Paulo Duarte, e do irmão. “Você pode velejar com o preparo físico exigido na vela oceânica e não em classes como a Finn, a Star e a Laser. E, apesar disso, está em um monotipo”, sintetizou Frankenthal. 

 

O último Campeonato Brasileiro da classe, realizado em setembro de 2007, em Ilhabela, reuniu diversos medalhistas olímpicos e pan-americanos. Ao final da competição, marcada por disputadas acirradas durante três dias de regatas, a satisfação dos velejadores tornava evidente que o fim de semana havia sido o melhor de todos. “Foi um supercampeonato”, definiu Dudu Melchert, que esteve a bordo do Mapfre. “Bons ventos e nível técnico altíssimo na raia”, acrescentou. “Não há mais dúvida de que é a classe mais legal do Brasil atualmente. Aqui é tensão e adrenalina o tempo todo. E é isso que é legal e o que nós velejadores mais queremos”, disse Bernardo Arndt, o Baby.

 

Bonito e resistente

Com layout de deck simples e eficiente, aliado à praticidade do enrolador da buja, o HPE pode ser velejado só por duas pessoas. O projeto e a construção do veleiro garantem um casco leve e extremamente resistente a torções e deformações. Todos os materiais necessários para a construção do HPE são colocados no molde a seco e, em seguida, pressionados para que a resina seja transferida para a cavidade da fôrma. O resultado é um laminado com baixa quantidade de resina e, conseqüentemente, um barco mais homogêneo e veloz.

 

O HPE é comercializado com exclusividade pela Regatta e feito apenas sob encomenda.

 

 

Ficha técnica:

Comprimento L.O.A.: 7,67m

Comprimento L.W.L.: 7,10m

Boca máxima: 2,60m

Calado: 1,70m

Peso total: 1,25ton

Área Vélica: 32,53m2

Spi assimétrico: 68,28m2

Vela: Kevlar

Mastro: Alumínio

Casco: E-Glass / Espuma de PVC

Tripulação: 2 a 4 pessoas (três em competição)

Projeto: Javier Soto Acebal

 

Onde comprar

 

Regatta

http://www.regatta.com.br/

12 – 3896-4111 – Ilhabela

Central de telemarketing

11 – 3037-7000