Em pouco tempo, fotos estampadas em revistas, comentários entusiasmados de noivos e convidados e a famosa propaganda “boca a boca” transformaram a cidade em um dos cenários mais procurados por noivas que queriam dizer sim na praia. Casar em Ilhabela estava na moda!
E como toda moda, houve quem apostasse que a tal febre passaria logo e que não demoraria muito até que outro lugar despontasse como destino da vez e atraísse a atenção dos casais.
Não foi o que aconteceu! Na contramão deste pensamento, empresários da cidade investiram alto em profissionalização, criaram uma rede de produtos e serviços de fazer inveja às grandes capitais e transformaram a ilha mais charmosa do litoral brasileiro no destino perfeito para um casamento inesquecível, unindo os inúmeros atrativos naturais de Ilhabela a uma estrutura completa, com todos os itens necessários para a realização de uma festa impecável.
Confira a seguir um roteiro completo, com profissionais e empresas que oferecem produtos e serviços exclusivos para o mercado de Casamentos na Praia.
Assessoria
Se as noivas de hoje em dia têm pouco tempo disponível para cuidar de todos os detalhes do casamento, quando a cerimônia acontece a centenas de quilômetros da cidade onde mora, organizar tudo sozinha torna-se praticamente impossível.
Para garantir a tranquilidade do casal e o sucesso da festa, a contratação de uma assessora profissional é o primeiro passo. É ela quem vai cuidar de cada passo do processo, desde a composição da lista de convidados até o final da festa, orientando as escolhas, apresentando os fornecedores, solicitando e comparando orçamentos, cuidando da assinatura e do cumprimento de contratos, adaptando os desejos dos casais ao orçamento disponível, integrando os profissionais das diversas áreas e cuidando pessoalmente de todos os detalhes.
Ilha de Eventos
Atuando como assessoras de casamentos há seis anos, as irmãs Ana Paula Mariutti Kirschner e Kitty Mariutti Arndt iniciaram as atividades de sua empresa, a Ilha de Eventos, mais ou menos na mesma época em que Ilhabela começou a ganhar destaque no mercado de casamentos na praia. Acompanharam o desenvolvimento do setor e hoje se orgulham de fazer parte da estrutura profissional que se formou na cidade.
Com uma ampla lista de casamentos no currículo, incluindo alguns dos maiores e mais badalados já realizados por aqui, as irmãs trabalham atualmente em seu maior desafio: um mega casamento para nada menos que 900 convidados, onde são responsáveis por tudo, desde a montagem da cobertura, iniciada meses antes do evento, solicitação de documentação e vistoria do Corpo de Bombeiros, estacionamento para helicópteros, contratação de caminhão pipa, ambulância com UTI e brigada de incêndio, alimentação de um staff de 300 pessoas durante a semana inteira do evento, além de todos os itens da festa: buffet, decoração, móveis, iluminação, gerador, show ao vivo, bolo e doces entre outros.
“Nossa ideia é inovar sempre, oferecendo aos noivos todas as facilidades e conforto que eles possam imaginar. Gostamos de eventos dinâmicos com performances durante o coquetel, música diferenciada no jantar, shows ao vivo, bartenders com flyers, massagens para os pés… ou seja, serviços diferenciados para surpreender os convidados”.
Leidy Pereira
Depois de trabalhar por muitos anos com eventos sociais e corporativos na capital paulista, a assessora Leidy Pereira se especializou na organização de casamentos na praia e há seis anos atua na área.
Em 2009, atendendo ao pedido de uma noiva, além de organizar também criou e executou o projeto de decoração de um casamento que, através das fotos despertou a atenção de outras noivas, que passaram a solicitar seus serviços também nesta área. Unindo seu gosto pela decoração à experiência adquirida com a assessoria e organização, ampliou seu ramo de atuação e passa a oferecer os serviços de decoração e ambientação para eventos sociais.
Criados de forma personalizada, seus projetos buscam sempre a integração da decoração à paisagem, considerando a personalidade dos noivos e as características do espaço escolhido para a cerimônia e recepção dos convidados. Para a execução dos serviços, conta com uma equipe profissional, que inclui floristas com mais de 30 anos de experiência, e também dispões de acervo próprio de decoração, com cortinas, objetos, velas e luminárias, entre outros itens.
“Graças à experiência em assessoria, consigo visualizar o casamento com um todo e por isso meus projetos de decoração consideram, além da beleza e da harmonia, a funcionalidade dos espaços, conferindo mais leveza e fluidez ao evento”.
Soma Eventos
Comandada pela administradora Sueli Miranda, que iniciou sua carreira na área de eventos em São Paulo, há 25 anos, a Soma Eventos é uma das empresas mais antigas do litoral neste segmento e desde 1998 atua em Ilhabela e no Litoral Norte com serviços personalizados para o mercado de casamentos na praia.
Atualmente, a empresa conta com escritórios em Ilhabela e em São Paulo e oferece serviços de assessoria total ou parcial de eventos sociais e corporativos e, especialmente, de casamentos na praia, adequando seus serviços ao perfil de cada festa e garantindo qualidade em todos os detalhes. Para atender aos noivos e convidados estrangeiros, dispõe de equipe bilíngüe e atendimento online para reuniões com noivas de outras cidades ou de fora do país.
“Só a ideia de se casar em uma ilha, com os convidados pisando na areia de uma praia de descanso e paz junto à natureza, aguardando a chegada da noiva em uma canoa de pescadores e a cerimônia se realizar em uma pequena e simpática capela nessa praia, torna o evento inesquecível, original e inovador. Nossos trabalhos se estendem por todo o Litoral Sul e Norte, indo até Angra dos Reis, fazendo sonhos virarem realidade”.
Ilhabela Vip
A experiência da assessora Isabel Costa na área de eventos começou quando ela cursava a faculdade de Turismo e descobriu, durante alguns trabalhos do curso, que levava jeito para organizar e coordenar reuniões sociais. Quando voltou para Ilhabela, recebeu um convite para trabalhar no mercado de casamentos e algum tempo depois montou sua própria empresa, a Ilhabela Vip, que tem serviços de organização e coordenação de casamentos na praia em pacotes de assessoria completa ou apenas assessoria da semana, além de atender também o mercado de festas, encontros sociais e eventos corporativos.
Com a proposta de dar às noivas atendimento personalizado para a coordenação de cada etapa do casamento, a assessora destaca que o principal diferencial de seu trabalho está na relação de proximidade e confiança que desenvolve com os noivos.
“Embora a organização de um casamento exija toda a seriedade de um serviço profissional, trata-se de um momento muito pessoal, em que a noiva precisa de todo o apoio para que possa se sentir tranquila e segura de tudo sairá como ela planejou. Por isso, nosso atendimento vai além da relação comercial, desenvolvendo laços pessoais com o casal e seus convidados, para que todos os seus desejos possam ser compreendidos e atendidos”.
Espaços para locação
Escolhido o cenário para o casamento, o próximo passo é definir a locação do espaço onde acontecerá a cerimônia e a recepção dos convidados. Aproveitar tudo o que a paisagem oferece, dar conforto aos amigos e familiares e estabelecer o clima do evento são algumas das responsabilidades atribuídas a esta escolha, afinal, o tipo e localização do espaço vão definir o tom do casamento, seja ele uma cerimônia despojada, sobre as areias de uma praia, ou um evento mais formal, integrando à natureza todas as pompas que um enlace requer.
Para atender os mais variados gostos e orçamentos, Ilhabela dispõe de diversos espaços disponíveis para este tipo de locação, desde áreas sociais de hotéis e pousadas com vistas deslumbrantes para o mar até ambientes criados exclusivamente para receber festas e eventos.
Sea Club
Se casar na praia já é sinônimo de exclusividade, receber os convidados em um dos mais charmosos clubes de praia do Brasil é um luxo que só Ilhabela oferece!
Inaugurado como espaço de eventos no ano passado, o Sea Club está instalado em uma das praias mais charmosas de Ilhabela, em uma área de quase quatro mil metros quadrados, reunindo a descontração do clima praiano com ambientes sofisticados e estrutura profissional, tudo pensado para oferecer aos noivos e convidados um autêntico casamento “pé na areia”.
Com capacidade para até 500 convidados sentados ou para até 1.000 pessoas, dependendo da configuração do evento, o pacote de locação do espaço inclui todo o mobiliário do clube (mesas, cadeiras, lounges, sofás e espreguiçadeiras), pré-decoração exclusiva, equipamento de som profissional para a festa, pista de dança com iluminação, gerador próprio e serviços de limpeza e segurança. Através de parecerias com outras empresas, podem ser contratados, à parte, os serviços de Buffet, Decoração, Staff e todas as outras facilidades necessárias para o evento.
Outra vantagem está na localização, sobre as areias da Praia do Saco da Capela, próxima à Vila e diversos hotéis.
Píer 151
Primeiro espaço de Ilhabela concebido exclusivamente para a realização de eventos sociais e corporativos, o Píer 151 tem pouco mais de 400 metros quadrados de área útil e estrutura para receber até 300 convidados acomodados em mesas e lounges, dependendo da configuração do casamento.
Recentemente, o espaço passou por uma reforma que melhorou a acústica da pista de dança, atendendo às exigências relativas ao limite sonoro impostas pela legislação e promoveu uma reformulação em todo a construção, ampliando a área voltada à recepção dos convidados e criando espaços ainda mais práticos e funcionais. Além de eliminar qualquer ruído na parte externa do prédio, a reforma da pista de dança conferiu som de excelente qualidade em seu interior e conforto aos demais ambientes da festa, que não são incomodados pelo excesso de volume.
Além disso, sua estrutura conta com cozinha industrial equipada, chapelaria, sanitários, salão climatizado e um amplo deck sobre o mar com vista panorâmica para o canal que liga Ilhabela a São Sebastião, onde geralmente é montado o altar. Outra vantagem é a localização, próxima ao centro comercial e histórico da cidade e à igreja matriz.
Barra do Piúva Porto Hotel
Privilegiado por uma vista deslumbrante do mar, o hotel Barra do Piúva começou a disponibilizar a locação de seu espaço social para eventos atendendo a solicitação de hóspedes que, acostumados ao charme e beleza de suas instalações, decidiram trocar alianças no local.
São três diferentes espaços disponíveis para locação que, somados, podem receber até 120 convidados. O salão do restaurante, com ampla varanda e vista panorâmica para o canal tem 70 lugares e há ainda a área da piscina e wet lounge e um Deck Bar com píer para embarque e desembarque, por onde a noiva pode chegar de lancha ou canoa típica da região.
A locação do espaço para eventos está condicionada à ocupação de todos os quartos do hotel, com capacidade para 54 pessoas, durante o final de semana do casamento. Demais serviços como cobertura, Buffet, decoração, som, iluminação e gerador, entre outros, não estão incluídos no pacote e, portanto, devem ser contratados à parte.
Pousada Armação dos Ventos
Com uma linda vista da face norte da ilha, a Pousada Armação dos Ventos, na Praia da Armação, oferece a locação de seu espaço para casamentos, festas e eventos sociais e corporativos e tem capacidade para até 120 convidados.
Para os casamentos, além do belo cenário proporcionado pela vista, oferece várias possibilidades para a realização da cerimônia, que pode ser celebrada na charmosa igrejinha da Armação, nas areias da praia, na Igreja Matriz ou na própria pousada.
Para a recepção dos convidados, os espaços disponíveis são o salão do restaurante, deck e piscina. A cozinha fica à disposição do buffet e os móveis da pousada fazem parte do pacote de locação, assim como a reserva de suas 13 suítes para o final de semana do evento.
Hotel Fazenda Siriúba
Um dos primeiros hotéis da ilha a abrir seu espaço para a realização de casamentos, o Fazenda Siriúba está instalado em uma área de 55 mil metros quadrados, entre a Mata Atlântica e o mar, em frente à praia da Siriúba.
Graças à amplitude de sua área e à estrutura disponível no hotel, o espaço oferece diversos ambientes tanto para a cerimônia quanto para a festa e está apto a receber eventos de pequeno, médio e grande porte, desde uma recepção íntima, para familiares e amigos mais próximos, até festas para 700 convidados ou mais.
Além de possuir jardins modulares com vista para o mar que podem ser adequados de acordo com as necessidades da cerimônia, o hotel conta também com uma casa de eventos de 520m2 com bar, restaurante, lounge e cozinha, e uma charmosa capela, com quase 200 anos. É possível fechar o espaço exclusivamente para o casamento, incluindo hospedagem para os convidados, mas a reservas das suítes não é obrigatória no pacote de locação.
Marina Porto Ilhabela
A proposta de locar a área social da Marina para eventos surgiu para atender à solicitação de clientes e teve início em 1996, com a realização de um casamento à beira-mar. Desde então, o espaço vem melhorando sua estrutura e aprimorando os serviços voltados ao mercado de eventos e, atualmente, é bastante procurado por noivas brasileiras e estrangeiras que querem uma cerimônia cercada pelo mar e pela natureza.
Próxima à praia e com uma bela vista para o canal de São Sebastião, a estrutura local conta com área coberta para até 120 convidados no charmoso quiosque que abriga o restaurante Porto Kiosk Sushi, piscina, deck, amplo jardim, estacionamento, bar, lounge, duas cozinhas e banheiros. A área útil pode ser ampliada com a instalação de cobertura extra, chegando a receber, no máximo, 250 convidados.
Além das festas de casamento, o espaço também recebe festas de aniversário, encontros coorporativos, workshops, boat shows, exposições e palestras, e os pacotes de locação podem incluir Buffet de comida japonesa.
Decoração
Responsável por transformar os sonhos da noiva em realidade, o projeto de decoração do casamento é que traduz os sonhos, gostos e personalidade do casal, transferindo-os para o cenário do grande dia.
Flores, velas, móveis, enxoval de mesa, cores, tons e materiais devem compor os ambientes de forma harmoniosa, sempre integrados à paisagem e ao clima praiano.
Para oferecer projetos exclusivos, pensados e executados para este tipo de evento, alguns profissionais se especializaram neste segmento e oferecem serviços customizados para os casamentos na praia.
Mara Perez
Uma das primeiras profissionais do Litoral Norte a se especializar na decoração de casamentos na praia, a arquiteta e artista plástica Mara Perez tornou-se referência neste mercado, e graças à criatividade e qualidade de seus trabalhos ganhou destaque na mídia especializada e se firmou como uma das decoradoras mais solicitadas em seu segmento.
Sempre em busca de novidades e tendências atuais, recentemente fez cursos de design floral com artistas da Bélgica e da Holanda, onde aprimorou técnicas que já eram marcas de seu trabalho, como a reciclagem de materiais e a utilização de produtos orgânicos, que não agridem a natureza.
Apaixonada pelo que faz, Mara resolveu dividir sua experiência através de um projeto social que promove a profissionalização e a reciclarem, através de aulas gratuitas para pessoas interessadas em aprender um pouco sobre arranjos florais. Os arranjos confeccionados durante as aulas reaproveitam as flores utilizadas nos casamentos e depois de prontos são doados para asilos e hospitais da região.
Beach Flowers
Criada para atender o mercado do litoral, atuando especialmente em Ilhabela, Paraty e Angra dos Reis, a Beach Flowers cria e executa projetos de decoração e ambientação que integram as vontades dos noivos à paisagem do casamento, criando cenários personalizados para cada casal.
“Seja em um cenário rústico ou clássico, o projeto de décor deve traduzir toda a emoção do casamento, por isso, precisa ter o estilo dos noivos. É claro que alguns critérios precisam ser seguidos na hora de escolher as flores, velas, tecidos e móveis que irão compor a decoração, e o nosso trabalho é integrar os desejos dos noivos a cada um destes detalhes, criando o cenários que eles sonharam para este momento tão especial”, contam Sueli Miranda e France Gaia, responsáveis pela empresa.
Para que os ambientes da cerimônia e da festa sejam tomados pela beleza e requinte das flores, elas ressaltam que a escolha certa das espécies é fundamental e deve considerar itens como clima, local e horário do casamento, para que possam manter o aspecto de frescor durante todo o evento.
Edna Valezin
Responsável pelo Ateliê Luz da Ilha, a designer de velas Edna Valezin faz velas artesanais e luminárias de parafina para festas de casamento e também oferece a locação de diversos itens para iluminação decorativa, como castiçais e candelabros, lustres, luminárias, suportes de ferro, pendentes, vidros, luminárias e velas flutuantes para piscinas e outros acessórios além de vender velas de diversos tipos e tamanhos em grande quantidade e com preço de atacado. Também desenvolve, sob encomenda, peças personalizadas para o projeto de decoração.
Para enriquecer seu trabalho e ampliar a possibilidade de criação de peças, no início deste ano participou de um curso com o badalado florista paulistano Vic Meirelles e passa a desenvolver, em parceria com as decoradoras, arranjos de flores com velas para mesas, lounges, piscinas e demais ambientes internos e externos.
Mercador Complementos
Criada para atender o mercado do Litoral Norte, a Mercador complementos se especializou na locação de móveis e enxoval de mesa para casamentos e eventos e tem peças exclusivas como móveis de madeira de demolição e artigos artesanais personalizados.
Investindo sempre em ampliar e diversificar seu estoque, após três anos de atuação a empresa conta com uma grande variedade de peças e está apta a atender eventos de pequeno, médio e grande porte. Entre os artigos disponíveis para locação estão mesas, bancos, armários, pufs, poltronas e sofás de madeira de demolição, cadeiras Tonart, sofás, poltronas e pufs de fibras naturais, aparadores de pastilha de coco, pufs recobertos de linho e camas tipo dossel. Na linha de enxoval de mesa, toalhas e guardanapos de tecidos nobres confeccionados artesanalmente, sousplats de tecido ou de fibras naturais, porta-guardanapos e outros complementos, tudo feito à mão por artesãs de Ilhabela.
Para atender noivas mais exigentes, a novidade é o serviço de primeiro aluguel, onde enxovais de mesa exclusivos são criados para o projeto de decoração do casamento. É possível escolher cores, tecidos, materiais e todos os outros detalhes, e as criações podem ser conferidas em amostras confeccionadas de acordo com a orientação da decoradora.
Buffet
Bendita Cozinha
Experiente empresário do ramo gastronômico no litoral, dedicado a empreendimentos como o Aeroilha e o Sea Club, Ricardo Fazzini e sua sócia, Ivy Valente, trouxeram para Ilhabela um novo conceito de Buffet, mais descontraído, intitulado “Casual Chic”. O Buffet atende eventos sociais e corporativos, oferece cardápios saborosos e criativos e conta com uma equipe experiente e profissional.
Comandado pela chef Ivy Valente, o buffet prima pela inovação e está sempre em busca de novas tendências e sabores, utilizando receitas da culinária clássica revisitadas na apresentação e na escolha dos ingredientes. E para que os serviços do buffet se integrem ao clima e ao ritmo da festa, Ivy cuida de todos os detalhes, desde a origem dos alimentos até o produto final, desenvolvendo com os noivos cardápios personalizados e adequando seus serviços ao projeto do casamento.
O Bendita Cozinha procura levar aos convidados uma verdadeira experiência gastronômica, com a degustação de diversas receitas em pequenas e médias porções, que compõem um serviço elegante e descontraído, ideal para um casamento na praia. “A proposta é que os convidados se alimentem da mesma forma que em um jantar convencional, mas com a vantagem de fazer isso enquanto aproveitam a festa, seja na pista de dança, nos lounges espalhados pelo cenário ou em uma mesa”, conta a chef.
E para os casais que preferem os serviços mais tradicionais, como o americano ou à francesa, o buffet também desenvolve e executa propostas de cardápios e serviços, sempre com um toque especial, para adaptar a recepção ao clima praiano.
“Contamos com uma equipe entrosada, capacitada e o mais importante, dedicada! Comprometida em produzir cardápios e sabores inesquecíveis”, afirma Ricardo Fazzini.
Bolos, doces e bem-casados
Ana Luiza Doces
Com criatividade e muito bom gosto, a doceira Ana Luiza faz bolos personalizados, doces finos e bem casados com receitas exclusivas e versões customizadas para os casamentos na praia, inspiradas em motivos que remetem ao mar e à natureza.
Para que a mesa de doces se integre à decoração da festa, a escolha das cores e detalhes dos doces e do bolo é feita em parceria com a decoradora, enquanto as receitas são elaboradas para agradar ao paladar dos noivos e seus convidados.
Entre as novidades criadas para atender o mercado do litoral, estão receitas que valorizam a culinária brasileira e desenhos com temas ligados à praia, como os docinhos em formato de coco verde, panelinha de chocolate recheada com brigadeiro, coraçõezinhos recheados de chocolate, doces de goiabada com requeijão e mini-bolos com temas marinhos para presentear os padrinhos.
E para dar ao tradicional bolo da noiva um ar ainda mais pessoal, Ana Luiza confecciona artesanalmente divertidas réplicas dos casais.
Dia da Noiva
Cláudia Trindade
Com dez anos de experiência, a cabeleireira Cláudia Trindade se especializou no atendimento de noivas e oferece serviços personalizados e toda a exclusividade que a ocasião requer.
Para que a noiva possa relaxar e ter mais privacidade, Cláudia transfere toda a sua equipe e estrutura para o hotel onde ela está hospedada, levando os serviços de massagem, manicure, cabelo e maquiagem, além de toda a assistência necessária, desde o início do grande dia até o momento de ir para o altar.
Com uma equipe experiente, pontual e responsável, Cláudia também atende madrinhas e convidadas que podem ser maquiadas e penteadas no hotel ou em seu Studio.
Lista de Presentes
Cook
Com uma grande variedade de artigos para casa, objetos de decoração, presentes e utilidades a Cook oferece em Ilhabela o serviço de Lista de Presentes para Casamento, onde a noiva pode escolher entre centenas de itens nacionais e importados, como conjuntos de jantar, chá e café, copos e taças, faqueiros, panelas, utilidades domésticas, peças de cerâmica, linha de acrílico, objetos e artigos de decoração, entre outros. Entre as facilidades do serviço, destaque para a assessoria na escolha das peças, facilidade de troca e entrega no local determinado pela noiva.
Ilha das Noivas
Incentivada pela expansão do mercado de casamentos na região, a artista plástica Susana Mihura decidiu unir o talento e sensibilidade de artesãos locais ao charme do artesanato caiçara e criou, em setembro do ano passado, o projeto Ilha das Noivas.
De cunho social, a iniciativa pretende gerar trabalho e renda para as pessoas da comunidade e oferece às noivas que querem casar no litoral uma linha de artigos exclusivos confeccionados artesanalmente com matérias primas naturais extraídas de maneira ecologicamente correta.
A lista de itens já previstos para produção inclui lembrancinhas para os convidados, artigos para decoração da mesa, convites, cardápios e presentes para os padrinhos. Além disso, a proposta é desenvolver peças especiais, sob encomenda, de acordo com as necessidades das noivas e decoradoras.
Atualmente, já existem 30 artistas e artesãos ligados ao Ilha das Noivas, e a primeira encomenda recebida para um casamento aconteceu recentemente e retrata bem o espírito do projeto.
O desafio de criar e confeccionar 200 leques de fibras naturais foi aceito por Dona Donévia, moradora de Ilhabela e uma das primeiras artesãs a aderir à proposta. O primeiro passo foi a escolha do material e como ela havia acabado de participar de um curso promovido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, onde aprendeu técnicas de Processamento Artesanal de Banana, optou pela fibra de bananeira. Depois de algumas tentativas, o primeiro leque estava pronto, foi apresentado ao possível cliente e o pedido foi formalizado. A partir daí, Dona Donévia passou a dedicar seus dias à extração de fibras, separação, secagem e confecção das peças.
Este primeiro pedido mudou a rotina de uma artesã que, depois de levar uma vida sofrida e criar sozinha sete filhos, agora enxerga no artesanato a possibilidade de conquistar uma vida melhor.
Além de manter contato com assessoras, decoradoras e outros profissionais do mercado de casamentos, o projeto conta com uma vitrine instalada no Mercado das Artes, no Perequê, onde é possível conferir alguns dos trabalhos já executados.
Serviço
Assessoria e Organização
Ilha de Eventos
Tel. (12) 3896-2426
Ilhabela Vip
Tel. (12) 3896-3094 / (12) 9155-2826
Soma Eventos
Tel. (12) 3896-1077 / (12) 9146-5523 / (11) 9949-2872
WWW.somaeventosilhabela.com.br
Decoração
Beach Flowers
Tel. (12) 3896-1513
Leidy Pereira Eventos Especiais
Tel. (12) 3896-2525
Mara Perez
Tel. (12) 3862-2992 / (12) 9729-0909
Edna Valezin
Tel. (12) 3895-8456
Espaços para Locação
Píer 151 Eventos
Tel. (12) 3896-1288
Sea Club
Tel. (12) 3896-6662
Marina Porto Ilhabela
Tel. (12) 3896-1243
www.marinaportoilhabela.com.br
Barra do Piúva Porto Hotel
Tel. (12) 3894-9415
Pousada Armação dos Ventos
Tel. (12) 3896-3439
Hotel fazenda siriúba
Tel. (12) 3896-1050
Buffet
Bendita Cozinha
Tel. (12) 3896-3487
Doces – bolos e bem casados
Ana Luiza
Tel. (12) 3862-2004
Locação de móveis e objetos
Mercador Complementos
Tel. (12) 3896-5228 / 7812-5149 / 7812-5150
www.mercadorcomplementos.com.br
Lista de presentes
Cook
Tel. (12) 3896-2868
Dia da Noiva
Cláudia trindade
Tel. (12) 9769-7327