Ilhabela recebe no dia 01 de junho, em cerimônia realizada no Paço Municipal, o Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel. Trata-se de um projeto pioneiro do Ministério do Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento.
O CITI Visa orientar turistas e interessados com informações precisas sobre atrativos turísticos, eventos e serviços oferecidos pelo município. Melhor divulgando e comercializando o destino turístico local.
Em dezembro de 2005, o Ministério do Turismo lançou o projeto dos CITIs em três cidades do Brasil, Ilhabela, João Pessoa e Ubatuba. No entanto, Ilhabela foi a primeira cidade a concluir todas as etapas exigidas pelo MTUR e Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos, tornado-se o projeto modelo para outras cidades do país.
As principais proposta do MTUR é oferecer um serviço de qualidade com conforto e comodidade ao turista que viaja pelo Brasil; padronizar e organizar as informações turísticas em cada um dos roteiros em território nacional; contribuir para a maior visibilidade internacional do turismo no país e apoiar e fomentar iniciativas locais de melhoria dos serviços e informações relativas ao turismo.
O veículo é equipado com 02 microcomputadores; 01 notebook; 01 equipamento multifuncional, impressora, scarnner e copiadora; rede wifi; 01 projetor multimídia; tela de projeção; sistema de som; 10 tendas para workshop e 01 tenda para atendimento.
De acordo com o secretario Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, “com esse veículo, iremos dinamizar, tanto o setor de informações turísticas, como a divulgação do município, atraindo novos turistas, não só pela existência de belos pontos turísticos, mas pela infra-estrutura oferecida aos visitantes”.
Para o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, este projeto vai dinamizar ainda mais o trabalho da Secretaria de Turismo. “A escolha por Ilhabela para o pioneirismo na implantação do Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel, vem demonstrar a credibilidade do Ministério do Turismo em nossa administração, e provar o profissionalismo com que Ilhabela vem tratando os assuntos desta pasta”, afirmou o prefeito.