A Iridologia é um método de diagnose utilizado pelo Naturólogo para saber qual é a condição do organismo do paciente. Através de sinais apresentados nas íris dos olhos identificam-se “órgãos de choque”, o biótipo da pessoa e desequilíbrios já instalados no organismo.

O interesse pelo olho humano não é algo recente. Existem achados arqueológicos deixados por Caldeus e Babilônios que fazem a relação da íris com outras partes do corpo. Hipócrates, o pai da medicina, também se interessou por esta relação e posteriormente inúmeros pesquisadores e profissionais da saúde começaram a se aprofundar nos estudos da íris e desenvolver pesquisas.

Há milênios a China e a Índia utilizam a iridologia para ler a condição do organismo. Atualmente, a avaliação iridológica faz parte do atendimento da medicina complementar em países do ocidente como: Alemanha, Canadá, Austrália, Suíça, EUA, entre outros. Na Alemanha, inclusive, existem convênios médicos que cobrem as despesas da consulta.

A importância deste recurso no tratamento complementar é enorme, pois desta forma o Naturólogo obtem indicações valiosas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças do paciente, resultando em uma terapia mais holística e personalizada.

 

*Izabela Valezin é formada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou no Hospital Israelita Albert Einstein no programa de qualidade de vida. Atualmente em São Paulo trabalha em clínicas particulares e atende famílias de comunidades carentes na Casa do Zezinho. Em Ilhabela atende no Bosque Bem Estar. Maiores informações 11 7133 2349; izavalezin@gmail.com