No dia 11 de junho foi celebrado o centésimo aniversário do nascimento de Jacques-Yves Cousteau. Nenhuma outra personalidade lendária impulsionou e marcou tanto a exploração dos mares no séc. XX. A fábrica de relógios suíça IWC Schaffhausen, parceira há muitos anos da Cousteau Society, dedica ao “Le Commandant” uma quinta edição especial relativa a este dia: o Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau.

A IWC Schaffhausen que, com o seu primeiro relógio profissional para mergulhadores Aquatimer, lançado em 1967, já tinha em consideração este desporto cada vez mais popular, estabeleceu uma parceria com a Cousteau Society em 2003. A organização sem fins lucrativos criada por Jacques-Yves Cousteau empenha-se incansavelmente na proteção dos oceanos. No âmbito desta colaboração, a IWC apoiou há seis anos uma viagem de investigação aos recifes de corais do Mar Vermelho, patrocinou o restauro do lendário navio de pesquisa Calypso e prestou homenagem ao pioneiro dos mares Cousteau com quatro edições especiais limitadas. A quinta edição especial, o Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau, ergue um monumento em homenagem ao famoso investigador e cineasta, por ocasião do 100º aniversário do seu nascimento, celebrado no dia 11 de Junho de 2010.

A caixa de aço inoxidável de 44 milímetros com mostrador cor-de-ardósia e a assinatura de Cousteau, as indicações brancas contrastantes e os contadores azuis fazem do relógio, resistente a pressão até 12 bar, uma evidente afirmação no pulso. O anel rotativo exterior também pode ser rodado com luvas e, por razões de segurança, só no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A parte inferior do aro de vidro safira, de 4 milímetros de largura, tem seis camadas luminosas de Super-LumiNova®*. Deste modo, a luminescência e a legibilidade estão garantidas com todas as condições de visibilidade, mesmo durante mergulhos noturnos. No fundo da caixa está gravado um retrato do famoso francês, emoldurado pelo texto “A Tribute to J.Y. Cousteau 1910–2010”. O Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau tem um bracelete preto de borracha.

A IWC e a Cousteau Society

A colaboração com a Cousteau Society sublinha a visão conjunta dos dois parceiros. Espírito pioneiro, perfeição e responsabilidade ecológica são os elementos impulsionadores dos dois parceiros, que desenvolvem inovações técnicas para a aventura subaquática e que lutaram pela proteção dos mares e do clima. Na qualidade de empresa neutra em CO2, a IWC apóia, desde 2003, o trabalho da Cousteau Society. Graças ao Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau um contributo substancial da fábrica suíça de relógios, a organização sem fins lucrativos empreendeu uma viagem de investigação de várias semanas até ao Mar Vermelho, para documentar o estado atual do recife de coral. O material de arquivo de Cousteau, composto por centenas de fotos, inúmeros filmes e uma abrangente base de dados, serviram de base para este trabalho.

Preço sugerido: 6 mil dólares

Onde encontrar: www.iwc.com