Mais e mais evidências científicas comprovam que a atitude preventiva mais eficiente contra doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, alguns tipos de câncer e comprometimentos articulares é a pratica de exercícios aliada a alimentação e repouso adequados.

A facilidade para a solução de problemas na vida diária que a tecnologia atual nos propicia é um convite sedutor para que as pessoas deixem de estar em pé e caminhar para resolver as tarefas do dia a dia. Nem é preciso uma pesquisa estatística para confirmar que a maioria das pessoas está permanecendo sentada por mais de 8 horas/dia. Há extremos nas metrópoles que chegam a 12-14 horas/dia se somarmos o tempo no ambiente profissional, educacional, de transporte e recreativo frente à TV ou computador.

Publicações recentes veiculadas pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (www.acsm.org) demonstraram que ficar sentado é extremamente comprometedor para a saúde.

As pesquisas sobre os malefícios que a atitude de permanecer sentado traz para a saúde surgiram nas décadas de 1950/60 quando os cientistas demonstraram que pessoas que trabalhavam em empregos fisicamente mais ativos apresentavam menor índice de doenças cardiovasculares do que as que trabalhavam em empregos fisicamente mais passivos.

Um estudo canadense recente na área da saúde populacional pesquisou 7278 homens e 9735 mulheres entre 18 e 90 anos de idade. Os autores descobriram que há uma forte relação entre o hábito de estar sentado e todas as causas de mortalidade precoce. Isto acontece mesmo entre as pessoas que permanecem sentadas por horas e que praticam o mínimo de atividade física recomendada.

A grande descoberta demonstrada por este estudo é que praticar atividades físicas não cancela os malefícios causados por ficar sentado na maior parte do dia.

Por que ficar sentado é tão perigoso para a saúde?

Os cientistas descobriram que quando estamos sentados não conseguimos transportar a gordura presente na corrente sanguínea para outras áreas corporais. Este fenômeno faz com que o nível de gordura na corrente sanguínea atinja valores elevados e isto aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disto, observaram também que permanecer sentado durante a maior parte do dia prejudica a função do colesterol “do bem” conhecido como HDL colesterol. Este colesterol é quem limpa as placas de gordura das artérias e como não está funcionando adequadamente as placas de gordura vão se sedimentando, aumentando ainda mais as possibilidades de doenças cardiovasculares.

Atenção, todos os estudos estão apontando para a necessidade de se movimentar mais. Lembre-se que a proposta saudável é ir além dos 30 minutos básicos de atividade moderada proposta pela Organização Mundial da Saúde.

Sugestões

1.     Deixe o carro em casa e vá caminhando ou de bicicleta para o trabalho. Aproveite que já temos ciclovias!

2.     Vá e volte caminhando quando for almoçar!

3.     Trabalhando no computador, alterne o sentado com o em pé!

4.     Quando atender ao telefone fique em pé!

5.     Se usar ônibus para ir trabalhar desça três pontos antes e vá andando

6.     Use as escadas ao invés do elevador!

7.     Após o jantar caminhe com a família! Brinque com os filhos!

8.     Leve o cão para caminhar! Lembre-se, por favor, de levar o saquinho para colher os excrementos do bicho e ponha no lixo!

9.     Faça caminhadas longas nos fins de semana! Variando entre a calçada e a areia! Lembre-se que a ciclovia é para os ciclistas! Evite acidentes.

 

SAÚDE!!!

 

 
 *José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135