A você leitor(a) que já se convenceu dos benefícios que uma boa caminhada trás para a saúde e o bem-estar, estamos oferecendo mais algumas informações a respeito de caminhadas em terrenos irregulares.

Para que você tenha uma idéia mais clara a respeito desta proposta, vamos fazer uma analogia. Suponha que uma pessoa possua um computador de última geração e apenas o utilize para enviar e receber e-mails.

Seria um desperdício de potencial, não é verdade?

Pois é! Isto é o que acontece no nível das articulações quando uma pessoa caminha em um piso plano e regular. Neste caso há uma evolução no nível cardiovascular, porém, pouco benefício para as articulações e para a manutenção adequada da densidade óssea.

Os ossos e as articulações humanas precisam estar bem estimulados para continuarem saudáveis. É preciso um certo nível de impactos e solicitações diferenciadas de força para que eles continuem sendo refeitos com densidade adequada à sua função de sustentação do peso corporal.

Descobertas recentes demonstram que, em cada dez pessoas, cinco estarão propensas a apresentarem osteoporose na idade adulta em razão do estilo de vida sedentário das sociedades modernas, que não oferece estimulações adequadas para a manutenção osteoarticular funcional.

As articulações estão dotadas de receptores sensoriais (sensores neurológicos) – através dos quais podemos controlar o nível de espaçamento ideal entre os ossos e o ângulo adequado das articulações – para uma melhor eficiência funcional.

Outros tipos de sensores nos tendões, músculos e na pele permitem adequar o nível de força e precisão de cada passada.

Além destas qualidades, contamos com o sistema visual, que nos permite antecipar gestos e organizar o passo de acordo com o piso e os obstáculos que vão surgindo à nossa frente.       

É possível manter estas qualidades, basta estimulá-las, portanto.

 

 

Vamos para as trilhas

Ilhabela nos presenteia com trilhas belíssimas, onde podemos desfrutar do contato direto com a Mata Atlântica, que além de serem altamente anti-estressante, percorrê-las manterá nossa acuidade sensorial/motora afiadíssima.

Há trilhas para todos os níveis de aptidão fisiológica, desde o iniciante até o mais experiente andarilho.

Se você tem filhos(as), leve-os(as), e ensine a eles(as) onde estamos e a responsabilidade que temos para a manutenção do que ainda resta da Mata Atlântica e do manancial de água doce. Ainda temos água! Não sabemos até quando. Você é o exemplo que eles(as) seguirão

LEMBRE-SE

A Natureza está sobrecarregada do lixo que produzimos.

Você já deve ter lido a frase: “Não deixe nada na Natureza além de pegadas e só tire fotos”, leve seu lixo contigo.

Caminhe! Deixe o carro em casa! Evite colaborar ainda mais com o aquecimento global.