Criado em 30 de dezembro de 2004 através do Decreto Municipal nº882/2004 assinado pelo atual prefeito, Sr. Manoel Marcos de Jesus Ferreiras, o Parque Municipal das Cachoeiras abrange uma área de 80.962m2, composta por trilhas e cachoeiras que abrigam verdadeiros tesouros da nossa biodiversidade.
Condecorada com o título de “Cidade Campeã de Preservação da Mata Atlântica” no ano passado e com 85% de sua área pertencente a um Parque Estadual, Ilhabela guarda remanescentes importantes de fauna e flora, representando uma das maiores unidades de preservação do país.
O Parque das Cachoeiras é a primeira Unidade Municipal de Preservação de Ilhabela, e faz parte de um projeto que prevê uma série de ações promovidas pelo poder público municipal em parceria com o Governo do Estado, que tem como objetivo minimizar os efeitos do preocupante crescimento e desenvolvimento da região.
Tendo como principais vilões a ocupação desordenada e a especulação imobiliária, a preservação de Ilhabela deixou de ser uma preocupação apenas pública para se tornar tema de discussão entre a sociedade, que viu a população do arquipélago saltar de 13 mil para mais de 26 mil habitantes em apenas 15 anos e que sabe, sobretudo, que a cidade não tem condições estruturais para continuar crescendo neste ritmo.
Conscientização
Este é o tema que hoje norteia a maioria das atividades realizadas dentro do Parque das Cachoeiras, que abriga também a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada dentro da antiga Usina Hidrelétrica que abastecia o município até o final da década de 70. No mesmo lugar estão o Aquário de Ilhabela, instalado em um galpão da usina, o Viveiro Municipal Aroeira e um auditório.
Aberto ao público, em seu primeiro ano o Parque recebeu centenas de visitantes, em sua maioria alunos das escolas de Ilhabela e de outros municípios, que são convidados a fazer uma verdadeira viagem pela biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo passeios pelas trilhas, visitas às cachoeiras, ao aquário e ao viveiro, e apresentação de vídeos ambientais exibidos no auditório. Tudo sempre acompanhado por guias que destacam a importância da preservação de tudo o que foi mostrado.
Turismo sustentável
Para dar continuidade ao projeto de conscientização da população fixa e flutuante, a prefeitura pretende investir em propostas de turismo sustentável, promovendo atividades ecoturísticas que oferecerão aos visitantes condições para que eles possam desfrutar da natureza sem degradá-la. Já em 2006 o Parque das Cachoeiras passará por uma revitalização, que terá início com as obras de reforma da estufa do Viveiro e pretende também equipar as trilhas com infra-estrutura de apoio, com áreas para descanso, pontes, corrimãos, observatórios de pássaros e placas de sinalização.
Pesquisa científica
O Parque prevê também a criação de infra-estrutura básica para receber cientistas e pesquisadores interessados em desenvolver estudos sobre o nosso ecossistema, além da instalação de um laboratório.
Vamos fazer a nossa parte
Algumas medidas já foram tomadas, mas muitas coisas ainda precisam ser feitas para que possamos proteger de fato esse importante patrimônio natural que é Ilhabela.
Para que isso aconteça, é fundamental que as pessoas tenham consciência de que cada um pode, e deve, fazer a sua parte.
Participe, dê idéias, repasse seus conhecimentos aos menos informados, pratique os bons hábitos que aprendeu, cobre, reclame, denuncie. Acredite! O futuro de Ilhabela também depende de nós.