Entidade sem fins lucrativos que atende crianças e jovens promovendo a inclusão social através da arte e da cultura, o Espaço Cultural Pés no Chão, que por seis anos atendeu a centenas de alunos em um galpão no bairro da Cocaia, está em processo de construção de sua nova sede.

Com a ajuda de um grupo de colaboradores, a entidade conseguiu comprar um terreno na Barra Velha, e desde agosto do ano passado vem tentando arrecadar fundos para concluir as obras do novo espaço, que mesmo antes de estar pronto já recebe, diariamente, mais de 300 alunos que freqüentam as aulas de dança, teatro e música, entre outras.

Durante o período de transição entre o encerramento das atividades na Cocaia e a aquisição e estruturação do novo endereço, o trabalho do Pés no Chão não foi interrompido “Para não deixar de atender aos alunos, o jeito foi improvisar. Alguns professores ofereceram aulas em suas casas e logo após a compra do terreno construímos um teatro de barro, onde aconteceram as primeiras aulas e espetáculos neste novo espaço”, conta Inês Bianchi, uma das fundadoras da entidade.

O segundo passo foi a construção do galpão que abrigará o teatro escola. A estrutura está pronta, mas ainda falta toda a parte de acabamento, além da construção das outras salas que servirão de apoio a este salão principal. “Conseguimos renovar o patrocínio da Petrobras, que nos permite dar continuidade ao trabalho com as crianças e jovens, mas como a verba do patrocínio é destinada exclusivamente à promoção das atividades, precisamos de ajuda para concluir as obras de nossa sede, e por isso lançamos uma campanha convidando moradores, veranistas e empresários a colaborar da forma que puderem”, afirma Emiliano Bernardo.

Após a conclusão do projeto, o espaço terá capacidade para atender até 450 crianças em suas aulas e cursos, além de ampliar sua proposta de democratização cultural através da promoção de espetáculos gratuitos abertos ao público, já que a platéia do teatro escola tem capacidade para até 200 pessoas e as novas instalações permitem a realização de apresentações de maior porte.

A campanha “Eu fiz o novo Pés no Chão” tem cotas de diversos valores e quem contribuir poderá acompanhar, passo a passo, o andamento das obras, através de boletins informativos e que serão enviados periodicamente. As informações sobre como contribuir estão no site: http://www.pesnochao.org.br/ ou podem ser solicitadas por telefone: (12) 3895-8104 ou pelo e-mail: pes@pesnochao.org.br.