O abandono de cães e gatos nas ruas de São Paulo é hoje um dos principais problemas de saúde pública da cidade e vem aumentando nos últimos anos. Além de causarem doenças, os animais abandonados podem morder as pessoas e esses incidentes respondem por boa parte dos atendimentos em postos de saúde da cidade. Isso sem contar que os animais largados ficam sem comida, são atropelados e sofrem maus tratos nas ruas, o que aumenta sua agressividade. Para combater esse problema, a Prefeitura de São Paulo está lançando o Probem – Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos, que terá apoio de uma ampla campanha criada pela NovaS/B para sensibilizar a população para a posse responsável e contra o abandono de animais.

 

As peças da campanha, que serão veiculadas em TV, rádio, internet, cartazes e folhetos, trazem uma mensagem bem direta, apelando para o lado emocional do público ao lembrar que um animal de estimação é um amigo para vida toda, e não um objeto que pode ser descartado quando fica velho ou quando o dono não quer ou não pode mais mantê-lo. Para dar sustentação ao Probem, a NovaS/B e a Sinc criaram um site de apoio aos proprietários de animais e também para aqueles que pensam em adotar um, com dicas e cuidados que os bichos de estimação exigem. Estima-se que a população de cães com proprietários seja de cerca 1,5 milhão em São Paulo. Já a de gatos é estimada em 230 mil. Sobre a população de animais abandonados, não há estatísticas consolidadas.

 

 

SITE INTERATIVO

A população terá a oportunidade de participar ativamente da campanha por meio do site www.prefeitura.sp.gov.br/probem, desenvolvido em parceria com a Sinc, agência especializada em projetos digitais e interativos. Na página, que reúne informações sobre cuidados com animais e possibilita outros serviços, é possível até dar entrada no processo para adoção de um dos 68 animais já prontos entre os 400 hoje cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de São Paulo – a atualização desses dados será constante. A página traz as fotos e informações sobre nome, idade e sexo dos cães e gatos. Todos os bichos são vacinados, castrados e com o RGA (Registro Geral Animal). O interessado na adoção paga apenas uma taxa de R$ 14,60. Para estimular a guarda responsável de animais, o site traz um teste on-line para que o visitante descubra se está preparado para cuidar de um bicho de estimação. Vídeos com depoimentos de técnicos do CCZ e de gente que já adotou animais de estimação também poderão ser vistos pelos internautas.