Para garantir à pessoa com deficiência a oportunidade de banhar-se no mar em condições de segurança e dignidade, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo lançou o Programa Praia Acessível, que entre os dias 15 de fevereiro e 31 de março disponibilizará cadeiras de rodas anfíbias, com estrutura apropriada para atravessar a praia e entrar na água.  

 

Em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, o programa foi implantando na Praia do Perequê, e também está presente nas cidades de Santos e Praia Grande.

 

De acordo com a professora Beatriz Bello, coordenadora da implantação do projeto na cidade, os cadeirantes necessitam sempre de dois facilitadores treinados, para oferecer toda a segurança e comodidade na água. “Foi muito bom ver essas pessoas indo à praia de forma digna e confortável, com van adaptada para cadeirantes e com a cadeira adaptada para a entrada no mar”, comemorou Bia.

 

Em Ilhabela, participaram da inauguração do Programa o diretor da Secretaria Estadual, Marcos Peligrini, tetraplégico; Daniel Monteiro, deficiente visual, que é responsável pela implantação e ampliação do projeto em outras cidades do Estado de São Paulo; Sandra e Vilma da AME e os voluntários Itamara, Décio, Carlos, Suryah, Cléo e Téo Uberreich, que intermediaram as conversas iniciais para trazer o projeto para Ilhabela.

 

O Praia Acessível é realizado todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, na praia do Perequê. Neste período, serão feitos ajustes para manter de forma definitiva o projeto na cidade, atendendo tanto moradores quanto turistas.