Entre os dias 23 e 27 de setembro, Ilhabela recebeu mais uma ação do projeto Aprendendo com os Cozinheiros sem Fronteiras, iniciativa de cunho social que tem o objetivo de preparar jovens aprendizes para o mercado de trabalho, oferecendo oficinas gratuitas de gastronomia e culinária, ministradas por chefs voluntários.
Neste ano a iniciativa contou, além da parceria com comerciantes e empresários locais, com o apoio da Prefeitura de Ilhabela que, de acordo com Celso dos Santos, vice-presidente mundial da Aregala, foi um importante passo para o crescimento do projeto.
“Queremos mostrar a estes jovens que empreender é possível. Aqui, eles têm acesso à informação de primeira linha, com chefs renomados e saem atualizados sobre o mercado da gastronomia. Ao fim da ação, todos recebem um certificado, ou seja, é uma grande oportunidade. Somos uma gota no oceano ainda, mas é como podemos colaborar. E com o apoio da Prefeitura agora, o projeto já cresceu, e ano que vem estará melhor”.
Para Roberto David Lopes, um dos coordenadores do projeto no Litoral Norte, o programa desenvolvido para a região vem atender a necessidade social de Motivar, Informar e Qualificar a comunidade local sobre as oportunidades gastronômicas de Ilhabela e região, procurando gerar maiores possibilidades de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.
A Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate a fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira.