Lançado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Programa Praia Acessível foi criado para garantir à pessoa com deficiência a oportunidade de banhar-se no mar em condições de segurança e dignidade. Em Ilhabela, foi implantada em parceria com a Prefeitura, durante o verão deste ano, na Praia do Perequê.
Passada a temporada, a Prefeitura de Ilhabela manteve o funcionamento do projeto e os interessados em participar podem fazer seu agendamento na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), no Pequeá.
De acordo com a professora Beatriz Bello, coordenadora de eventos da Secretaria de Esportes, para o banho de mar o usuário tem à disposição, além da cadeira de rodas anfíbia, com estrutura apropriada para atravessar a praia e entrar na água, dois monitores fazendo o acompanhamento. “Desse modo, oferecemos segurança e suporte, por isso, se faz necessário o agendamento”, explica.
Ela salienta que agora, todas as terças-feiras no período da manhã, a Secretaria de Saúde trará pacientes para participar do Praia Acessível. “Uma bela iniciativa que terá inúmeros benefícios para a saúde dos pacientes. Em breve, o projeto volta a atender durante os feriados e finais de semana em três pontos fixos, contando com o apoio do comércio local e secretarias municipais da Prefeitura de Ilhabela”, completa.
Para mais informações ou agendamento do dia e horário, o interessado deve entrar em contato com a Selar pelo telefone (12) 3896-5330.