Em 11 de Setembro de 1980, na Av. Princesa Isabel, 1.140 (atual nº 337), nasce a Lanchonete e Artesanato KAWAN, nome de origem eslava que significa “generoso”, mas que, na verdade, nada mais era que uma mistura dos nomes dos três filhos do casal Conrado e Sueli, “KA” de Karina, “WA” de Wagner e “AN” de André.

 

Em 1º de Fevereiro de 1981 a lanchonete registrou seu primeiro funcionário, Fernandes Marinete, e a partir daí muitos passaram pelo quadro de colaboradores da empresa, tem até quem foi e voltou, como Jose Manuel L. de Andrade, ou mesmo ficou para fazer parte da história desta empresa/família, como o Marco Jones P. da Silva, 47° funcionário registrado, há 20 anos (desde 1 de Janeiro 1990) trabalhando na casa.

 

Em 1986 a lanchonete se transformou no Restaurante Perequê e acrescentou ao seu cardápio diversos sabores de pizza. Onze anos depois, a necessidade de inovar, de oferecer uma opção diferente aos moradores do arquipélago, levou o casal montar o primeiro restaurante de comida por quilo de Ilhabela, inaugurado em 12 de Julho de 1997.

 

Foi tal a fidelidade e identificação com a nova proposta, que a família se viu obrigada a mudar até o nome do estabelecimento, atendendo ao pedido dos amigos e clientes, que ao indicar o local, diziam: “Vai ao restaurante do Cura (apelido do Sr. Conrado).

 

O Restaurante Perequê passou então a satisfazer mais um desejo dos seus amigos, e em 1999 assumiu de vez seu caráter familiar, caseiro, e passou a se chamar Restaurante do Cura.

 

“Vinde a mim, vós que trabalhais, e restaurarei vosso estômago”, foi o que, segundo os livros de historia, teria dito Mathurin Roze de Chantoiseau – Boulanger – dono do primeiro “restaurante” em meados de 1765, frase que se perpetuou no tempo e que poucas vezes foi tão acertada.

 

Alimentos generosos (KAWAN) e restauradores (cura-dores) e o inconfundível sabor de “comer em família”, já são marca registrada no paladar dos milhares de amigos que por aqui passaram, passam e passarão.

 

Restaurar amigos, esse foi o propósito inicial deste empreendimento que hoje completa 30 anos, porque afinal de contas, “Existe satisfação maior do que oferecer uma ‘cura’ às necessidades dos amigos?”

 

Família Cura