A Rolex e o Yacht Clube de Ilhabela anunciam a parceria que terá início na próxima edição do maior evento náutico do país. A Rolex se torna patrocinadora titular da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que a partir deste ano passa a ser chamada Rolex Ilhabela Sailing Week.

A regata, que há muito tempo é uma tradição na vela brasileira e tem conquistado reconhecimento global, se junta à lista de eventos internacionais da Rolex que marcam a história da vela e contam com os mais competitivos barcos e velejadores da atualidade – Rolex Farr 40 World Championship, Maxi Yacht Rolex Cup, Rolex Swan Cup, Rolex TP 52 Global Championship, Rolex Sydney Hobart Yacht Race e outros. Na América Latina, já faz parte deste grupo, o Circuito Atlântico Sul Rolex Cup, que ocorre bienalmente entre as cidades de Buenos Aires e Punta del Este.

A Rolex é reconhecida por estar presente em alguns dos principais eventos esportivos do mundo e escolheu a Rolex Ilhabela Sailing Week para ser o primeiro evento patrocinado pela empresa no Brasil.

A atual Rolex Ilhabela Sailing Week teve a sua primeira edição em 1972, ano em que foi realizada a primeira semana de regatas na Ilha. Mas foi na década de 80 que o evento passou a receber aos poucos barcos de maior porte, que são os que hoje dominam a competição. Não demorou para que Ilhabela passasse a ser conhecida no Brasil como a Capital da Vela e hoje a regata atrai todos os anos mais de 200 barcos à vela e mais de 1500 velejadores, desde profissionais a amadores vindos de toda a América Latina.

O Yacht Clube de Ilhabela, sede do evento, é freqüentado por executivos de renome e também por velejadores olímpicos como Torben e Lars Grael, Eduardo Souza Ramos, Jorge Zarif, Cláudio Bierkark, Mário Buckup, Eduardo Penido, Sérgio Mirsky, Robert Scheidt, Alex Welter e Boris Ostergren, entre tantos outros.

Este ano a Rolex Ilhabela Sailing Week será palco da segunda etapa do XI Campeonato Sul-Americano de IMS e ORC Club, organizado em conjunto com o Yacht Clube Argentino e o Iate Clube Punta del Este, que realizaram a primeira etapa do Campeonato em janeiro deste ano. Além das classes IMS e ORC também estão convidadas as classes HPE, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicacasco, Delta 32 e Skipper 21.

O programa de regatas na Rolex Ilhabela Sailing Week será formado pela tradicional regata de abertura do evento: a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil na manhã do dia 8 de julho e regatas em formato barla-sota do dia 9 ao 14 de julho, com sete regatas programadas no total.

A entrega de prêmios e festa de encerramento será realizada no dia 14 de julho a partir das 19h30 no Yacht Club de Ilhabela.

 

Sobre a Rolex

A Rolex, patrocinadora titular do evento, é um dos principais fabricantes de relógios no mundo. A empresa suíça, tem uma longa tradição no Brasil, estando presente no país há mais de 50 anos, com sede na cidade de São Paulo. Ela distribui os relógios Rolex em todo o território nacional através de uma rede de distribuidores autorizados e assegura o serviço de assistência técnica dos produtos através de sua equipe de relojoeiros especializados.

A Rolex tem hoje parcerias internacionais com cinco esportes: iatismo, golfe, tênis, hipismo e automobilismo.

No iatismo, a parceria com a Rolex começou em 1958, na edição da Copa América em Newport, nos Estados Unidos, quando a empresa presenteou relógios para o defensor da Copa, como reconhecimento de sua conquista. Desde então a Rolex está presente nos eventos mais importantes do mundo da vela, onde participam os melhores profissionais do esporte, grande executivos além de nomes da realeza da Grã-Bretanha, Espanha, Dinamarca, Grécia e Noruega.

A Rolex tem parcerias exclusivas com importantes iate clubes do mundo. O Yacht Clube de Ilhabela acaba de integrar seleto grupo ao lado do New York Yacht Club (EUA), o Royal Yacht Squadron (Reino Unido), Royal Ocean Racing Club (Reino Unido), o St. Francis Yacht Club (EUA), o Cruising Yacht Club of Australia, o Royal Hong Kong Yacht Club, a Société Nautique de St-Tropez (FRA) e o Real Club Nautico de Valencia (ESP).

A Rolex fez a sua estréia no esporte em 1927 quando a nadadora Mercedes Gleitze, atravessou o Canal da Mancha usando um Rolex Oyster, o primeiro relógio verdadeiramente à prova d’água.

Desde 1933 a empresa tem sido parceira de expedições ao Himalaia e em 1953 o Oyster Perpetual foi o primeiro relógio a alcançar o ponto mais alto do mundo, o Everest, quando Sir Edmund Hillary e o sherpa Tensing Norgay atingiram o cume.