A história da Sorveteria Rocha teve início em 1946, quando Zeca Rocha Medeiros iniciou sua pequena produção artesanal de sorvetes. Filho de Bento Rocha Medeiros, conhecido como Nhô Bento, e de Benedita Augusta Alvarenga, Zeca e seus irmão nasceram em Paraibuna e desde pequenos acompanhavam o pai, que trabalhava como tropeiro, em viagens pela Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, vendendo mantimentos nos pequenos vilarejos.
Zeca e seus irmãos chegaram ao litoral norte para trabalhar na Fazenda dos Ingleses, em Caraguatatuba, e saindo de lá abriu seu primeiro negócio. Em 1938 mudou-se para São Sebastião e em 1947 inaugurou a primeira Sorveteria Rocha que, no início, produzia apenas cinco sabores de picolés e oito sabores de sorvete de massa, que em pouco tempo ganharam fama na cidade, graças ao seu sabor e qualidade.
A sorveteria cresceu, diversificou sua linha de produtos e ampliou seu atendimento, com a abertura de novas filiais, administradas pelos irmãos Rocha Medeiros e por seus herdeiros.
Em Ilhabela, a primeira Sorveteria Rocha foi inaugurada em 1975 por João Rocha e atualmente é administrada por seu irmão, Rubens Rocha, que mantém na fabricação artesanal de seus sorvetes o mesmo cuidado, carinho e atenção que transformaram a marca em sinônimo de qualidade e a tornaram conhecida em todo o Brasil.
Atualmente, a sorveteria oferece mais de 50 sabores de sorvetes, a maioria deles fabricados com frutas selecionadas, e tem desde os tradicionais picolés de coco, limão e uva, até receitas especiais de sorvetes de massa, como Mousse de Chocolate, Mamão com Cassis, Mousse de Maracujá com Damasco e Nata com Goiabada, entre outros. Há também versões a base de iogurte e opções light.
Em Ilhabela, a Sorveteria Rocha tem duas casas na Vila, uma self-service por quilo e outra com picolés e bolas de sorvete de massa servido em casquinha, além de uma filial na Barra Velha, inaugurada no início do ano, em frente ao Hospital Mario Covas.