As recentes falhas ocorridas no serviço Speedy, responsável por grande parte das conexões à Internet no Estado de São Paulo, deixaram milhares de usuários sem acesso a um dos serviços que se tornou essencial ao dia-a-dia de pessoas e empresas.

 

Apesar de haver sinal de conexão e tudo parecer normal, nos momentos de pane não é possível acessar nenhuma página na Internet e, quando o serviço finalmente volta, é marcado por lentidão e instabilidade.

 

 

Porque as páginas não abrem?

 

Na maioria dos casos em que aparentemente há conexão com a Internet e mesmo assim não é possível acessar as páginas da web, a culpa é de um serviço chamado DNS, sigla de Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), responsável pelo funcionamento da Internet no mundo todo.

 

Cada página na Internet possui um endereço IP, formado por vários números, e para que os usuários não precisem decorar estes números, os sites ganharam nomes e o serviço de DNS traduz cada um desses nomes para o seu respectivo endereço IP. Dessa forma, toda vez que você digita o endereço de um site ou acessa seu e-mail, o serviço de DNS busca a informação em seus servidores, faz a tradução e disponibiliza a página solicitada. Por isso, quando esses servidores falham, nada funciona.

 

Como o serviço de DNS é formado por servidores espalhados pelo mundo, que se comunicam com outros servidores antes de finalmente levar a informação ao seu computador, muitas vezes o problema pode ser resolvido com a troca do servidor DNS utilizado por sua máquina. É uma medida simples que, muitas vezes, pode resolver seus problemas de conexão. Para saber como efetuar a troca, contate o suporte técnico de seu provedor de Internet.

 

Para verificar a velocidade de um servidor DNS, faça o seguinte teste:

 

Clique em Iniciar

Clique em Executar

Digite cmd

Digite ping 200.160.204.195 (DNS da SpeedMax)

 

Verifique o tempo de Resposta. Quanto menor for esse tempo, mais rápida será a abertura das páginas.

 

 

Cléber Aragão Biscassi | Tecnologia.COM Net Ilhabela.

Diretor de Qualidade em Serviços de Internet ABRANET. Especialista em Redes de Computadores pela Universidade São Judas Tadeu.